O Novo Ensino Médio trouxe diversas mudanças no currículo e na estrutura dessa etapa da educação básica. Junto à essas mudanças, vieram inúmeros desafios. Um desses grandes desafios enfrentados pelos professores é a elaboração das disciplinas eletivas. As disciplinas eletivas têm como objetivo proporcionar uma formação mais personalizada e flexível, permitindo que os alunos aprofundem seus conhecimentos em áreas de seu interesse ou desenvolvam habilidades específicas. Por esse motivo, a definição dos objetos de conhecimento a serem abordados nessas disciplinas requer uma análise cuidadosa das necessidades e interesses dos alunos, bem como a integração de conteúdos que sejam relevantes e significativos para a formação integral dos estudantes. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica para justificar o uso da história da matemática como disciplina eletiva. A história da matemática proporciona aos estudantes uma perspectiva mais ampla sobre a matemática, mostrando que ela é uma disciplina em constante evolução, influenciada pelo pensamento humano e pelas necessidades sociais. Por fim, é proposta uma grade de tópicos a serem abordados em tal disciplina, levando em consideração as competências e habilidades presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e buscando preencher possíveis lacunas no processo de ensino-aprendizagem de objetos de conhecimentos basilares da matemática. Tal grade inclui, entre outros temas: Os sistemas de numeração, a origem dos principais símbolos matemáticos, a história das frações, funções, conjuntos numéricos e a matemática contemporânea.