Este trabalho é síntese da pesquisa produzida a nível de Mestrado em Educação vinculada à Linha de Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e objetivou compreender as concepções e os modos de ação dos/as Coordenadores/as Pedagógicos/as - CoPs, como mediadores da aprendizagem e da garantia do direito à educação nas escolas públicas municipais de Educação Básica do município de Codó. O trabalho foi segmentado em três tópicos teóricos que discutem, respectivamente, a implementação de algumas agendas educacionais no Brasil nos últimos 20 anos e as suas possíveis relações com a produção das desigualdades sociais (OLIVEIRA, 2015; GALEANO, 2015); a função social da escola e o direito à educação (ANASTASIOU, 2022; SOARES, 2017; MCCOWAN, 2010); e, por fim, a formação da identidade profissional dos/as CoPs à dimensão do trabalho coletivo na escola (SAVIANI, 2009; PIMENTA, 2021; SEVERO, 2021). Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo com caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação, a entrevista semiestruturada e o questionário aplicado com três CoPs atuantes em diferentes escolas públicas dos Anos Iniciais situadas na zona urbana do município de Codó, no estado do Maranhão. A análise dos dados foi realizada com base na Análise Categorial de Conteúdo de Bardin (2016). Os principais resultados deste trabalho mostraram que ainda hoje há falta de discernimento de entre as funções que são próprias dos/as Coordenadores/as Pedagógicos/as e àquelas que cabem aos/às Supervisores/as Escolares, sobretudo, para quem já possui experiência na área.