O estudo em pauta situa-se no contexto da História da educação, abordando especificamente sobre a história da Universidade Estadual do Piauí-UESPI a partir dos aspectos relacionados aos processos de criação, expansão e reestruturação dessa IES. Tem como objetivo geral analisar os contextos e as condições sociais, políticas e administrativas em que ocorreram os processos de criação, expansão e reestruturação da UESPI ocorridos no período de 1985 a 2012. E especificamente, objetiva-se: 1) discutir a história da educação superior no Brasil e, mais destacadamente, no estado do Piauí; 2) investigar como se deu o processo de criação do Centro de Ensino Superior do Piauí e sua posterior organização acadêmica denominada Universidade Estadual do Piauí; 3) problematizar os aspectos que possibilitaram a interiorização/expansão da Universidade Estadual do Piauí e 4) analisar os aspectos que caracterizam o processo de reestruturação da estrutrutura orgânica da Universidade Estadual do Piauí. A fundamentação teórica-metodológica tem como base estudos referentes à História da Educação Superior no Brasil e no Piauí e à História Oral, a partir de perspectivas elaboradas por Chauí ( 2001, 2023), Cunha (2007), Dourado ( 2001, 2003), Fávero (2004, 2016), Santos (2017), Schwartzmam (1997), Sguissardi (2009), Ribeiro (2014, 2018), Burke (2011), Catroga (2015), Thompson (1992), Garrido (1992,1993), Meihy (2013), Portelli (1997, 2010, 2016), Alberti (2013, 2019), entre outros. O procedimento metodólogico tem como base a História Oral, e entre as fontes utilizadas destacamos entrevistas, documentos institucionais e Jornais. Sobre os achados da pesquisa, observamos que o projeto de criação da Universidade Estadual do Piauí estava vinculado às ações da Secretaria Estadual de Educação do Piauí, que tinha como propósito a formação superior dos profissionais vinculados ao Sistema de Ensino do Estado do Piauí.