Quando os realizadores de um filme querem contar uma história, eles podem partir de diversos lugares, uma imagem, frase, uma situação, não obstante, ela precisa fazer escolhas de momentos que irão possibilitar a quem escuta a oportunidade de viver uma vida inteira daquela ficção, bem como compreender os personagens envolvidos. Com o fito de organizar isso, Robert McKee construiu, no formato de um triângulo, extremos do que nós podemos encontrar em relação ao designe de um filme. Tornando mais fácil a percepção da totalidade das visões dos escritores acerca da realidade da vida inserida nela. No topo do triângulo da estória estão os princípios que constituem o Design Clássico, também chamado de arquitrama que apresenta, entre outras características, a presença da Jornada do Herói como construção da narrativa. Logo em seguida, McKee também nos apresenta o minimalismo, que pode ser chamado de Minitrama ou Design Moderno, o qual fica localizado no canto esquerdo do triângulo. Esse tipo de trama possui como característica o final aberto, conflitos internos, multiprotagonistas e protagonista passivo. No Design Moderno, é colocada uma minitrama, que é quando um filme é carregado pela sequência de ações, porém existem variações e mudanças. O último tipo de trama, o qual está localizado no canto direito do triângulo e se chama antitrama, também chamado de antiestrutura. Suas principais características são a coincidência, tempo não linear e realidades inconsistentes. A antitrama vai contra o formato do Design Clássico e sua única regra é quebrar as regras. E qual é a localização da minissérie brasileira Hoje é dia de Maria? A identificação da localização da obra dentro do triângulo, auxilia na compreensão das características presentes nesta e em uma análise aprofundada do objeto de pesquisa.