O principal objetivo deste estudo é abordar a importância da formação inicial dos professores na efetivação da educação inclusiva, destacando as estratégias que são cruciais para a educação especial. A construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva exige, antes de tudo, uma transformação na mentalidade individual e na estrutura social como um todo. Essa transformação não ocorre de maneira instantânea; ela demanda tempo e esforço, sendo inicialmente catalisada pelo ambiente familiar e, posteriormente, pela sociedade em geral. É imperativo ressaltar o papel fundamental dos agentes socializadores, como a família e a escola, na promoção de uma educação inclusiva que assegure que a aprendizagem dos alunos com necessidades especiais ocorra de maneira ética, democrática e cidadã. A colaboração entre esses agentes é essencial para criar um ambiente de aprendizagem que respeite e valorize a diversidade. Portanto, os profissionais da educação, especialmente os professores, desempenham um papel crucial nesse processo. Eles são os principais responsáveis por iniciar e fomentar a parceria entre a escola e a família, garantindo que a educação inclusiva seja efetivamente implementada. Isso implica não apenas em adotar práticas pedagógicas inclusivas, mas também em trabalhar ativamente para mudar percepções e atitudes, promovendo uma cultura de aceitação e respeito. A formação inicial dos professores, portanto, deve ser cuidadosamente estruturada para capacitá-los a enfrentar os desafios da educação inclusiva e a contribuir significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.