Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA OSTEOTÉCNICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS E PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No curso de Ciências Biológicas, o ensino de Zoologia é de grande importância, pois fornece noções fundamentais da estrutura morfológica de diferentes espécies, o que acaba traduzindo-se em desafio considerável. Para melhor visualização e aprendizado do conteúdo teórico, a utilização de modelos osteológicos é significativo tanto para propósitos didáticos quanto científicos, pois possibilita a análise de aspectos importantes da vida do animal, como sua forma de locomoção e postura. Este trabalho teve como objetivo ampliar a compreensão dos graduandos do curso de ciências biológicas sobre estruturas morfo-anatômicas de diferentes grupos de vertebrados. Para produção das peças, primeiramente foram escolhidos os animais que iriam passar pelo processo de preparação da estrutura esquelética para preservação, não podendo ser animais silvestres e que também fossem animais facilmente encontrados já abatidos em feiras e açougues. Os espécimes escolhidos foram: bode - Capra aegagrus – (crânio), boi - Bos taurus – (crânio), galinha - Gallus gallus – (esqueleto completo), porco - Sus scrofa - (crânio) e tambaqui - Colossoma macropomum – (esqueleto completo). O processo envolveu várias etapas incluindo a utilização da papaína para remoção dos tecidos moles, a secagem e a montagem final das peças. A utilização desse tipo de recurso didático no ensino de anatomia de vertebrados contribui eficazmente para direcionar as ações educativas, incentivando a participação ativa dos estudantes na aquisição de novos conhecimentos e proporcionando suporte essencial no processo de ensino-aprendizagem. Assim a visualização e montagem dessas estruturas resultaram em um valioso instrumento de ensino e aprendizagem para a disciplina de zoologia, além de contribuir para a construção de material didático que pode ser utilizado em outras disciplinas, como anatomia comparada e evolução. Também são úteis em projetos de extensão, promovendo a divulgação do conhecimento científico para a sociedade civil, além dos muros da academia.

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