Num mundo contemporâneo, onde os conhecimentos de Ciência e Tecnologia avançam de maneira acelerada, busca-se um ensino atraente e significativo, que desperte o interesse dos alunos e se relacione com a sua realidade. A Química e a Microbiologia são imprescindíveis para entender o mundo e enfrentar desafios globais como a sustentabilidade ambiental, a inovação tecnológica e a saúde e sobrevivência dos seres vivos. No entanto, no Brasil, o ensino ainda está enraizado em métodos tradicionais focados na exposição teórica e memorização, agravados pela falta de equipamentos e materiais para aulas práticas nas escolas públicas, o que aumenta os desafios na educação em Ciências. Sob essa ótica, o objetivo deste trabalho é complementar as aulas teóricas de Ciências com atividades práticas, visando apresentar aos estudantes da rede pública uma abordagem que facilite a aprendizagem e superar lacunas deixadas pelo ensino tradicional. Para o desenvolvimento deste projeto, diversos recursos didáticos foram implementados em uma escola do Ensino Fundamental, incluindo experimentos, jogos lúdicos e maquetes. As atividades começaram com palestras para conceituação dos temas, seguidas pela aplicação das estratégias mencionadas. A eficiência das estratégias didáticas foi avaliada por meio de questionários aplicados antes e depois das atividades. Os resultados demonstraram que o uso de metodologias baseadas na experimentação levam a uma melhor compreensão e fixação dos conteúdos abordados, proporcionando aos estudantes ganhos significativos no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, observou-se um maior engajamento e interesse dos discentes, o que sugere que essas estratégias aplicadas não só melhoraram a aprendizagem, mas também estimularam o pensamento crítico e a participação nas aulas. Conclui-se, portanto, que as aulas práticas tiveram um impacto significativo na compreensão dos estudantes sobre os conceitos abordados, demonstrando a importância de integrar estratégias didáticas ao ensino teórico para um aprendizado mais efetivo e envolvente.