O professor munido de saberes da área de Neurociências é capaz de compreender como a aprendizagem acontece no encéfalo, o que lhe permite fundamentar e melhorar a qualidade do ensino com os alunos. A fim de colaborar com essa conjuntura, este trabalho descreve como foi a elaboração e aplicação de um jogo educacional do tipo analógico designado como o jogo de células do sistema nervoso, para analisar os seus efeitos à formação continuada docente. A pesquisa qualitativa, explicativa e de campo ocorreu no contexto de uma disciplina de Neurociência aplicada à Educação, período noturno, ofertada em um programa de mestrado profissional, de uma universidade pública, localizada ao norte do Paraná. Na coleta de dados, quatorze discentes foram organizados em três grupos, para a realização de uma atividade avaliativa. O assunto de neurônios ficou a cargo de um grupo de sete discentes, que realizaram a atividade em forma de um seminário, em seguida construíram e aplicaram um jogo com os demais discentes. No final, todos os participantes responderam um questionário dissertativo. Os resultados evidenciam que a maioria aprendeu pela primeira vez os conceitos de neurociências por meio de um jogo, o que colaborou para aprender assuntos ditos por eles como sendo difíceis, principalmente porque não fazem parte do dia a dia. Conclui-se que a utilização do jogo oportunizou efeitos positivos à formação continuada dos docentes, como aprendizados de forma lúdica, dinâmica e divertida a respeito de células do sistema nervoso.