Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE COM O JOGO DE CÉLULAS DO SISTEMA NERVOSO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114228
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7628
    "inscrito_id" => 18129
    "titulo" => "APRENDENDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE COM O JOGO DE CÉLULAS DO SISTEMA NERVOSO"
    "resumo" => "O professor munido de saberes da área de Neurociências é capaz de compreender como a aprendizagem acontece no encéfalo, o que lhe permite fundamentar e melhorar a qualidade do ensino com os alunos. A fim de colaborar com essa conjuntura, este trabalho descreve como foi a elaboração e aplicação de um jogo educacional do tipo analógico designado como o jogo de células do sistema nervoso, para analisar os seus efeitos à formação continuada docente. A pesquisa qualitativa, explicativa e de campo ocorreu no contexto de uma disciplina de Neurociência aplicada à Educação, período noturno, ofertada em um programa de mestrado profissional, de uma universidade pública, localizada ao norte do Paraná. Na coleta de dados, quatorze discentes foram organizados em três grupos, para a realização de uma atividade avaliativa. O assunto de neurônios ficou a cargo de um grupo de sete discentes, que realizaram a atividade em forma de um seminário, em seguida construíram e aplicaram um jogo com os demais discentes. No final, todos os participantes responderam um questionário dissertativo. Os resultados evidenciam que a maioria aprendeu pela primeira vez os conceitos de neurociências por meio de um jogo, o que colaborou para aprender assuntos ditos por eles como sendo difíceis, principalmente porque não fazem parte do dia a dia. Conclui-se que a utilização do jogo oportunizou efeitos positivos à formação continuada dos docentes, como aprendizados de forma lúdica, dinâmica e divertida a respeito de células do sistema nervoso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID18129_TB7628_09102024211252.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA CRISTINA CARRARA MARCHI"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA"
    "autor_email" => "cassiacarrara@live.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114228
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7628
    "inscrito_id" => 18129
    "titulo" => "APRENDENDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE COM O JOGO DE CÉLULAS DO SISTEMA NERVOSO"
    "resumo" => "O professor munido de saberes da área de Neurociências é capaz de compreender como a aprendizagem acontece no encéfalo, o que lhe permite fundamentar e melhorar a qualidade do ensino com os alunos. A fim de colaborar com essa conjuntura, este trabalho descreve como foi a elaboração e aplicação de um jogo educacional do tipo analógico designado como o jogo de células do sistema nervoso, para analisar os seus efeitos à formação continuada docente. A pesquisa qualitativa, explicativa e de campo ocorreu no contexto de uma disciplina de Neurociência aplicada à Educação, período noturno, ofertada em um programa de mestrado profissional, de uma universidade pública, localizada ao norte do Paraná. Na coleta de dados, quatorze discentes foram organizados em três grupos, para a realização de uma atividade avaliativa. O assunto de neurônios ficou a cargo de um grupo de sete discentes, que realizaram a atividade em forma de um seminário, em seguida construíram e aplicaram um jogo com os demais discentes. No final, todos os participantes responderam um questionário dissertativo. Os resultados evidenciam que a maioria aprendeu pela primeira vez os conceitos de neurociências por meio de um jogo, o que colaborou para aprender assuntos ditos por eles como sendo difíceis, principalmente porque não fazem parte do dia a dia. Conclui-se que a utilização do jogo oportunizou efeitos positivos à formação continuada dos docentes, como aprendizados de forma lúdica, dinâmica e divertida a respeito de células do sistema nervoso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID18129_TB7628_09102024211252.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA CRISTINA CARRARA MARCHI"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA"
    "autor_email" => "cassiacarrara@live.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O professor munido de saberes da área de Neurociências é capaz de compreender como a aprendizagem acontece no encéfalo, o que lhe permite fundamentar e melhorar a qualidade do ensino com os alunos. A fim de colaborar com essa conjuntura, este trabalho descreve como foi a elaboração e aplicação de um jogo educacional do tipo analógico designado como o jogo de células do sistema nervoso, para analisar os seus efeitos à formação continuada docente. A pesquisa qualitativa, explicativa e de campo ocorreu no contexto de uma disciplina de Neurociência aplicada à Educação, período noturno, ofertada em um programa de mestrado profissional, de uma universidade pública, localizada ao norte do Paraná. Na coleta de dados, quatorze discentes foram organizados em três grupos, para a realização de uma atividade avaliativa. O assunto de neurônios ficou a cargo de um grupo de sete discentes, que realizaram a atividade em forma de um seminário, em seguida construíram e aplicaram um jogo com os demais discentes. No final, todos os participantes responderam um questionário dissertativo. Os resultados evidenciam que a maioria aprendeu pela primeira vez os conceitos de neurociências por meio de um jogo, o que colaborou para aprender assuntos ditos por eles como sendo difíceis, principalmente porque não fazem parte do dia a dia. Conclui-se que a utilização do jogo oportunizou efeitos positivos à formação continuada dos docentes, como aprendizados de forma lúdica, dinâmica e divertida a respeito de células do sistema nervoso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.