O projeto Cinema e tecnologia: olhares filosóficos, desenvolvido com os alunos dos cursos técnico em Automação Industrial e em Eletromecânica, no IFPB-Itabaiana, teve como objetivo investigar o problema das implicações éticas, políticas e epistemológicas da tecnologia em obras cinematográficas, para promover um conhecimento analítico e crítico acerca das relações humanas no cenário contemporâneo. O recorte metodológico foi feito através das obras cinematográficas conferiu um objeto de análise adequado à realidade do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, proporcionando múltiplos olhares e reconfigurando a sensibilidade cotidiana, tão atacada por imagens/ideias clichês. Compreendemos a necessidade de uma educação que assuma a filosofia enquanto uma experiência do pensamento, irrestrita ao seu caráter de história das ideias. Isso porque a criação conceitual se faz necessariamente em conexões com as artes e com as ciências, algo que propomos experienciar em nosso projeto de pesquisa explorando o cinema e a tecnologia. O projeto foi embasado especialmente na filosofia contemporânea de autores com Gilles Deleuze, Michel Foucault, Theodor Adorno, por esses pensadores terem contribuído significativamente para o debate sobre a relação arte e filosofia, sobre o problema do poder e sobre a questão da cultura de massa, bem como em obras cinematográficas, tais como Tempos modernos Batalha das correntes (2017); O jogo da imitação (2014); Tempos modernos (1936). Os resultados obtidos foram a apresentação e comentário de obras cinematográficas, em dois cinedebates, por parte de cada membro do grupo, partindo de referenciais filosóficos adquiridos no curso do Ensino Integrado e conhecimentos exteriores, foram tratados problemas referentes à questão de gênero na ciência, ao desenvolvimento da técnica e da tecnologia na sociedade contemporânea, à ética da produção científica e ao caráter ontológico-existencial da realidade, proporcionando assim um olhar inovador acerca da tecnologia no mundo contemporâneo.