Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIGAÇÕES QUÍMICAS: A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111577 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3819 "inscrito_id" => 12071 "titulo" => "LIGAÇÕES QUÍMICAS: A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O Estágio constitui um processo de formação profissional que propicia ao licenciando a oportunidade de aperfeiçoar suas competências e habilidades que são construídas e refletidas ao longo da formação inicial. Este relato de experiência tem por objetivo expor as experiências vivenciadas no estágio de ciências por meio da ludicidade usando a gamificação, como enfoque em sala de aula no conteúdo de ligações químicas. O estágio foi dividido em observação, co-participação e regência, foi realizado nas turmas de 9°ano 1, 2 e 3 e organizado em três etapas de ensino. A aplicação de aulas teóricas, onde o conteúdo ministrado foi “Ligações Químicas ”. Em seguida aplicou-se um jogo intitulado " quebra cabeça: Ligações iônica e covalente" e uma avaliação diagnóstica. O desenvolvimento e a construção do jogo, possibilitou a interação entre os alunos, motivando-os a aprender na prática como ocorre a interação entre os elementos químicos da tabela periódica, as famílias que pertencem e quantos elétrons na última camada de valência cada elemento possui. O uso dessa estratégia didática foi eficiente, visto que possibilitou a interação entre os alunos, na concepção de novos conceitos químicos , pois, o material,construído serviu de referência para a temática trabalhada e, principalmente, para despertar-lhes o senso crítico e reflexivo. Foi possível perceber que os alunos sentiram-se motivados e entusiasmados com a aula, todos conseguiram responder as perguntas feitas no jogo e consequentemente obtiveram bom desempenho na avaliação final, devido às atividades desenvolvidas anteriormente. Sendo assim, concluímos que este recurso didático possa ser utilizado dinamicamente no processo de ensino/aprendizagem dos alunos da educação básica, das diversas séries, tendo em vista sua versatilidade como material de apoio da prática pedagógica docente.O Estágio constitui um processo de formação profissional que propicia ao licenciando a oportunidade de aperfeiçoar suas competências e habilidades que são const" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12071_TB3819_26102024094206.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA GUIMARÃES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana-paula.guimaraes@ufam.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111577 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3819 "inscrito_id" => 12071 "titulo" => "LIGAÇÕES QUÍMICAS: A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O Estágio constitui um processo de formação profissional que propicia ao licenciando a oportunidade de aperfeiçoar suas competências e habilidades que são construídas e refletidas ao longo da formação inicial. Este relato de experiência tem por objetivo expor as experiências vivenciadas no estágio de ciências por meio da ludicidade usando a gamificação, como enfoque em sala de aula no conteúdo de ligações químicas. O estágio foi dividido em observação, co-participação e regência, foi realizado nas turmas de 9°ano 1, 2 e 3 e organizado em três etapas de ensino. A aplicação de aulas teóricas, onde o conteúdo ministrado foi “Ligações Químicas ”. Em seguida aplicou-se um jogo intitulado " quebra cabeça: Ligações iônica e covalente" e uma avaliação diagnóstica. O desenvolvimento e a construção do jogo, possibilitou a interação entre os alunos, motivando-os a aprender na prática como ocorre a interação entre os elementos químicos da tabela periódica, as famílias que pertencem e quantos elétrons na última camada de valência cada elemento possui. O uso dessa estratégia didática foi eficiente, visto que possibilitou a interação entre os alunos, na concepção de novos conceitos químicos , pois, o material,construído serviu de referência para a temática trabalhada e, principalmente, para despertar-lhes o senso crítico e reflexivo. Foi possível perceber que os alunos sentiram-se motivados e entusiasmados com a aula, todos conseguiram responder as perguntas feitas no jogo e consequentemente obtiveram bom desempenho na avaliação final, devido às atividades desenvolvidas anteriormente. Sendo assim, concluímos que este recurso didático possa ser utilizado dinamicamente no processo de ensino/aprendizagem dos alunos da educação básica, das diversas séries, tendo em vista sua versatilidade como material de apoio da prática pedagógica docente.O Estágio constitui um processo de formação profissional que propicia ao licenciando a oportunidade de aperfeiçoar suas competências e habilidades que são const" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12071_TB3819_26102024094206.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA GUIMARÃES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana-paula.guimaraes@ufam.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Estágio constitui um processo de formação profissional que propicia ao licenciando a oportunidade de aperfeiçoar suas competências e habilidades que são construídas e refletidas ao longo da formação inicial. Este relato de experiência tem por objetivo expor as experiências vivenciadas no estágio de ciências por meio da ludicidade usando a gamificação, como enfoque em sala de aula no conteúdo de ligações químicas. O estágio foi dividido em observação, co-participação e regência, foi realizado nas turmas de 9°ano 1, 2 e 3 e organizado em três etapas de ensino. A aplicação de aulas teóricas, onde o conteúdo ministrado foi “Ligações Químicas ”. Em seguida aplicou-se um jogo intitulado " quebra cabeça: Ligações iônica e covalente" e uma avaliação diagnóstica. O desenvolvimento e a construção do jogo, possibilitou a interação entre os alunos, motivando-os a aprender na prática como ocorre a interação entre os elementos químicos da tabela periódica, as famílias que pertencem e quantos elétrons na última camada de valência cada elemento possui. O uso dessa estratégia didática foi eficiente, visto que possibilitou a interação entre os alunos, na concepção de novos conceitos químicos , pois, o material,construído serviu de referência para a temática trabalhada e, principalmente, para despertar-lhes o senso crítico e reflexivo. Foi possível perceber que os alunos sentiram-se motivados e entusiasmados com a aula, todos conseguiram responder as perguntas feitas no jogo e consequentemente obtiveram bom desempenho na avaliação final, devido às atividades desenvolvidas anteriormente. Sendo assim, concluímos que este recurso didático possa ser utilizado dinamicamente no processo de ensino/aprendizagem dos alunos da educação básica, das diversas séries, tendo em vista sua versatilidade como material de apoio da prática pedagógica docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.