O Estágio constitui um processo de formação profissional que propicia ao licenciando a oportunidade de aperfeiçoar suas competências e habilidades que são construídas e refletidas ao longo da formação inicial. Este relato de experiência tem por objetivo expor as experiências vivenciadas no estágio de ciências por meio da ludicidade usando a gamificação, como enfoque em sala de aula no conteúdo de ligações químicas. O estágio foi dividido em observação, co-participação e regência, foi realizado nas turmas de 9°ano 1, 2 e 3 e organizado em três etapas de ensino. A aplicação de aulas teóricas, onde o conteúdo ministrado foi “Ligações Químicas ”. Em seguida aplicou-se um jogo intitulado " quebra cabeça: Ligações iônica e covalente" e uma avaliação diagnóstica. O desenvolvimento e a construção do jogo, possibilitou a interação entre os alunos, motivando-os a aprender na prática como ocorre a interação entre os elementos químicos da tabela periódica, as famílias que pertencem e quantos elétrons na última camada de valência cada elemento possui. O uso dessa estratégia didática foi eficiente, visto que possibilitou a interação entre os alunos, na concepção de novos conceitos químicos , pois, o material,construído serviu de referência para a temática trabalhada e, principalmente, para despertar-lhes o senso crítico e reflexivo. Foi possível perceber que os alunos sentiram-se motivados e entusiasmados com a aula, todos conseguiram responder as perguntas feitas no jogo e consequentemente obtiveram bom desempenho na avaliação final, devido às atividades desenvolvidas anteriormente. Sendo assim, concluímos que este recurso didático possa ser utilizado dinamicamente no processo de ensino/aprendizagem dos alunos da educação básica, das diversas séries, tendo em vista sua versatilidade como material de apoio da prática pedagógica docente.