EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA DO PIBID-HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ NA REDE ESTADUAL DE ENSINO (2023-2024)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110303 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2031 "inscrito_id" => 9991 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA DO PIBID-HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ NA REDE ESTADUAL DE ENSINO (2023-2024)" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de docência desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Federal do Piauí, área de História, em escolas da rede estadual de ensino do Piauí sediadas na cidade de Picos. Destaca-se que o grupo planejou e executou, nos anos de 2023 e 2024, diversas intervenções prático-pedagógicas nas escolas campo com foco no Ensino de História problematizador e no desenvolvimento de metodologias diversas que permitissem aos alunos compreenderem-se enquanto sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o foco foi romper com uma perspectiva “tradicionalista” de seleção de conteúdos, dada a impossibilidade de ensinarmos toda a história da humanidade, e selecionar temáticas significativas que levassem em consideração as vivências e o contexto social dos estudantes. As ações dos pibidianos foram estruturadas a partir do diálogo com Bittencourt (2004), Guimarães (2012), Freire (1970), Pimenta (2012) e Caimi (2006). A execução das atividades de intervenção possibilitou maior dinamização do processo de ensino-aprendizagem, aumento do interesse dos discentes da educação básica na disciplina de História, aprofundamento da compreensão dos conceitos históricos e da criticidade dos educandos quanto a sociedade e os espaços sociais nos quais estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9991_TB2031_27102024232137.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL RICARTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL RICARTE" "autor_email" => "rafaelricarte@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110303 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2031 "inscrito_id" => 9991 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA DO PIBID-HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ NA REDE ESTADUAL DE ENSINO (2023-2024)" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de docência desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Federal do Piauí, área de História, em escolas da rede estadual de ensino do Piauí sediadas na cidade de Picos. Destaca-se que o grupo planejou e executou, nos anos de 2023 e 2024, diversas intervenções prático-pedagógicas nas escolas campo com foco no Ensino de História problematizador e no desenvolvimento de metodologias diversas que permitissem aos alunos compreenderem-se enquanto sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o foco foi romper com uma perspectiva “tradicionalista” de seleção de conteúdos, dada a impossibilidade de ensinarmos toda a história da humanidade, e selecionar temáticas significativas que levassem em consideração as vivências e o contexto social dos estudantes. As ações dos pibidianos foram estruturadas a partir do diálogo com Bittencourt (2004), Guimarães (2012), Freire (1970), Pimenta (2012) e Caimi (2006). A execução das atividades de intervenção possibilitou maior dinamização do processo de ensino-aprendizagem, aumento do interesse dos discentes da educação básica na disciplina de História, aprofundamento da compreensão dos conceitos históricos e da criticidade dos educandos quanto a sociedade e os espaços sociais nos quais estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9991_TB2031_27102024232137.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL RICARTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL RICARTE" "autor_email" => "rafaelricarte@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }