O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de docência desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Federal do Piauí, área de História, em escolas da rede estadual de ensino do Piauí sediadas na cidade de Picos. Destaca-se que o grupo planejou e executou, nos anos de 2023 e 2024, diversas intervenções prático-pedagógicas nas escolas campo com foco no Ensino de História problematizador e no desenvolvimento de metodologias diversas que permitissem aos alunos compreenderem-se enquanto sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o foco foi romper com uma perspectiva “tradicionalista” de seleção de conteúdos, dada a impossibilidade de ensinarmos toda a história da humanidade, e selecionar temáticas significativas que levassem em consideração as vivências e o contexto social dos estudantes. As ações dos pibidianos foram estruturadas a partir do diálogo com Bittencourt (2004), Guimarães (2012), Freire (1970), Pimenta (2012) e Caimi (2006). A execução das atividades de intervenção possibilitou maior dinamização do processo de ensino-aprendizagem, aumento do interesse dos discentes da educação básica na disciplina de História, aprofundamento da compreensão dos conceitos históricos e da criticidade dos educandos quanto a sociedade e os espaços sociais nos quais estão inseridos.