Pensar na produção do Espaço enquanto cidade, é pensar em como a nossa sociedade se ergue, se estrutura-se e, como se mantém socialmente. A cidade pensada aqui, tem a ludicidade da visão literária, que vai criar uma discussão socioespacial, que nos leva a considerar os aspectos dos agentes modeladores que condicionam nossa sociedade e os espaços de vivência narrados. A presente pesquisa se dispõe a analisar a produção da cidade a partir do arquétipo cultural, com foco no universo literário e suas multifacetas, que se encontram encobertas ou pouco exploradas dentro do âmbito educacional. Observar o mundo à sua volta, seja ele físico ou literário, e interpretá-lo com um olhar crítico, propicia uma expansão de conhecimentos e enriquecimento do arcabouço teórico, favorecendo mentes pensantes e questionadoras, indo de encontro com as ideias do patrono da educação brasileira, o ilustre Paulo Freire. Tendo em vista que, a educação, tem e deve assumir um papel de ser emancipatória e libertadora da sociedade, é necessário a expansão dos conteúdos em sala de aula, favorecendo a interdisciplinaridade. Assim, propomos discutir a cidade sob a ótica literária e sua importância nas discussões em sala de aula. Para alcançar a proposta aqui apresentada, a presente pesquisa percorre o caminho de revisão bibliográfica integrativa como aparato e abordagem de execução, atrelado juntamente, com um olhar etnográfico para investigar e compreender o fenômeno urbanístico, cultural e social, a partir da literatura e sua participação na educação, visto que, é ela quem constrói a sociedade e a modela.