O Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Ministério da Educação, administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) destinado à formação de professores da Educação Básica, tem se mostrado bem sucedido ao oferecer oportunidades valiosas para os residentes do programa, inclusive ao compreender os obstáculos do ensino em sala de aula, obtendo uma compreensão coerente dos conhecimentos e competências que os professores podem utilizar para envolver os seus alunos no seu desenvolvimento institucional. O presente trabalho teve como objetivo relatar as vivências e destacar a importância de estratégias pedagógicas para o ensino e aprendizagem a partir de práticas pedagógicas em espaços não escolares. Para compor o presente trabalho, foram empregados como recursos metodológicos os elementos subjetivos provenientes da própria experiência, incluindo observação, reflexão e descrição das atividades propostas durante uma visita ao museu com os discentes do ensino médio turma de terceiro ano B da Unidade Escolar Ceti Joaquim Parente da cidade de Bom Jesus - PI. Diante disso, a importância do ensino-aprendizagem baseado na teoria e na prática em ambientes não escolares, que foi analisado com a interação dos discentes no museu, notou-se que houver maior engajamento nas perguntas feitas a guia local do museu como curiosidade de como era feita determinados materiais. Visando o desenvolvimento crítico e intelectual dos jovens, em uma geração que recebe inúmeras informações todos os dias via celular, inúmeras vezes tornando a sala de aula um ambiente menos atraente. Esta abordagem permite a compreensão e o cultivo de diversas estratégias de aprendizagem em diferentes ambientes educacionais, promovendo uma mentalidade que incentiva os indivíduos a enfrentar desafios e a criar condições ideais para uma aprendizagem autodirigida e avaliada.