O presente estudo tem como objetivo analisar de forma abrangente a evasão dos discentes no curso de Química Licenciatura Plena I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, localizada em Imperatriz. Para além da mera identificação das razões que levam os alunos a abandonarem o curso, busca-se também examinar as perspectivas para enfrentar essa problemática de forma eficaz. Nesse sentido, pretende-se não apenas traçar o perfil dos estudantes desistentes, levando em consideração suas características demográficas, socioeconômicas e acadêmicas, mas também investigar possíveis deficiências no currículo e na qualidade do ensino que possam contribuir para a evasão de estudantes. Adicionalmente, a pesquisa almeja propor estratégias e intervenções concretas para superar os desafios identificados, visando assim promover uma melhoria significativa no índice de retenção e conclusão do curso. Para alcançar tais objetivos, a pesquisa utilizará das abordagens qualitativa e quantitativa. Será realizado um levantamento do percentual de evasão ao longo dos últimos cinco anos, por meio de diálogos com a secretaria acadêmica e análise de documentos pertinentes fornecidos pela própria. Além disso, serão conduzidas entrevistas detalhadas com os alunos que abandonaram o curso, a fim de compreender mais profundamente o perfil, motivações e experiências destes. Espera-se alcançar com essa pesquisa que as ações que devem ser adotadas pela instituição deve ser baseadas na melhorias na qualidade do ensino, acompanhamento mais direto da instituição nas pautas de evasão, incentivo por parte do corpo docente da instituição, realização de adaptações e de ajustes na grade curricular do curso quando necessário.