No Brasil, a inclusão escolar tem sido amplamente discutida desde os anos de 1990, envolvendo professores, pesquisadores, gestores, pais e estudantes relacionados à educação especial. Com o objetivo geral do trabalho é analisar elementos sobre a inclusão escolar e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), explorando as principais contribuições teóricas, tendências, lacunas e perspectivas, a fim de fornecer uma síntese do conhecimento nesse campo. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, onde foram analisados o documento da PNEEPEI entre outros. Considera-se a busca pela inclusão escolar, indicando que isso reflete uma evolução nos entendimentos dos direitos humanos e desafia padrões históricos de exclusão. Para garantir uma educação de qualidade para todos, sendo crucial implementar efetivamente políticas inclusivas e superar barreiras, sejam elas físicas, sociais ou culturais. A inclusão escolar é um passo fundamental para promover a igualdade de oportunidades e superar preconceitos históricos.