Este artigo apresenta os resultados de um estudo relacionado ao desenvolvimento de uma proposta metodológica denominada Varal Bibliográfico Digital para o incentivo à leitura mediante o uso de TDICs nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa participante com o envolvimento de 120 alunos do 3º ao 5º ano, nos turnos manhã e tarde de uma escola pública da cidade de Maracanaú-Ceará. O projeto considerou a formação dos leitores atuais e as transformações sofridas pelo processo de leitura, considerando suas pluralidades de acesso aos conteúdos literários e de interação entre leitor e texto, em busca de cativar a atenção dos leitores atuais tão antenados às tecnologias digitais. Para a realização dessa pesquisa, aplicou-se uma abordagem quali-qualitativa, por atribuir significados aos fenômenos investigados, e exploratória, considerando o almejo para compreender mais acerca da leitura digital. Essas aplicações foram possíveis a partir da obtenção de dados mediadas por 60 respostas coletadas no formulário avaliativo da proposta e por rodas de conversa com os estudantes. Os resultados revelaram que, com a proposta metodológica, os estudantes foram oportunizados a uma elevada produtividade de leitura, ao conhecimento de biografias de escritores e suas obras mais conhecidas da literatura brasileira e ao ensinamento de uma nova ferramenta usual das tecnologias de forma proveitosa e pragmática, consolidando essa abordagem que alia as TDICs à leitura não apenas como efetiva, mas também atestando que as tecnologias não são rivais da leitura e dos livros impressos, e sim podem ser aliadas destacáveis para a dinamização literária e a cativação dos leitores atuais.