DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS DIMENSÕES DE COPARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111700 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4019 "inscrito_id" => 8351 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS DIMENSÕES DE COPARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que visa promover a formação de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas de educação básica, proporcionando uma vivência prática e reflexiva sobre o processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo analisa o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de licenciandos, com foco nas dimensões de coparticipação e regência. Fundamentado nas teorias de John Dewey e Paulo Freire, o trabalho explora a importância das atividades práticas e do diálogo na educação. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de observações participantes, entrevistas e análise documental ao longo do desenvolvimento do PIBID. Os resultados indicam uma evolução significativa nas dimensões estudadas, com os participantes passando de uma postura mais observadora para uma participação ativa e colaborativa em atividades de planejamento, discussões pedagógicas e regência de aulas. A troca constante de experiências entre os licenciandos, supervisores, aliada à aplicação prática das teorias estudadas, contribuiu para uma formação docente mais sólida e consciente. Destaca-se também o papel transformador da educação, evidenciado nas atividades desenvolvidas, que não apenas despertaram o interesse dos alunos, mas também promoveram reflexões sobre questões sociais e ambientais. Este estudo contribui para uma compreensão mais ampla do impacto do PIBID na formação de professores e ressalta a importância da prática reflexiva e do diálogo na construção de uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8351_TB4019_11102024093154.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ REGINA ALVES SANTOS" "autor_nome_curto" => "Beatriz Regina" "autor_email" => "biaaregina279@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111700 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4019 "inscrito_id" => 8351 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS DIMENSÕES DE COPARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que visa promover a formação de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas de educação básica, proporcionando uma vivência prática e reflexiva sobre o processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo analisa o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de licenciandos, com foco nas dimensões de coparticipação e regência. Fundamentado nas teorias de John Dewey e Paulo Freire, o trabalho explora a importância das atividades práticas e do diálogo na educação. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de observações participantes, entrevistas e análise documental ao longo do desenvolvimento do PIBID. Os resultados indicam uma evolução significativa nas dimensões estudadas, com os participantes passando de uma postura mais observadora para uma participação ativa e colaborativa em atividades de planejamento, discussões pedagógicas e regência de aulas. A troca constante de experiências entre os licenciandos, supervisores, aliada à aplicação prática das teorias estudadas, contribuiu para uma formação docente mais sólida e consciente. Destaca-se também o papel transformador da educação, evidenciado nas atividades desenvolvidas, que não apenas despertaram o interesse dos alunos, mas também promoveram reflexões sobre questões sociais e ambientais. Este estudo contribui para uma compreensão mais ampla do impacto do PIBID na formação de professores e ressalta a importância da prática reflexiva e do diálogo na construção de uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8351_TB4019_11102024093154.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ REGINA ALVES SANTOS" "autor_nome_curto" => "Beatriz Regina" "autor_email" => "biaaregina279@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }