O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que visa promover a formação de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas de educação básica, proporcionando uma vivência prática e reflexiva sobre o processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo analisa o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de licenciandos, com foco nas dimensões de coparticipação e regência. Fundamentado nas teorias de John Dewey e Paulo Freire, o trabalho explora a importância das atividades práticas e do diálogo na educação. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de observações participantes, entrevistas e análise documental ao longo do desenvolvimento do PIBID. Os resultados indicam uma evolução significativa nas dimensões estudadas, com os participantes passando de uma postura mais observadora para uma participação ativa e colaborativa em atividades de planejamento, discussões pedagógicas e regência de aulas. A troca constante de experiências entre os licenciandos, supervisores, aliada à aplicação prática das teorias estudadas, contribuiu para uma formação docente mais sólida e consciente. Destaca-se também o papel transformador da educação, evidenciado nas atividades desenvolvidas, que não apenas despertaram o interesse dos alunos, mas também promoveram reflexões sobre questões sociais e ambientais. Este estudo contribui para uma compreensão mais ampla do impacto do PIBID na formação de professores e ressalta a importância da prática reflexiva e do diálogo na construção de uma educação de qualidade.