No processo de aprendizagem infantil, a criação de brinquedotecas foi um marco legitimador e histórico da importância do brincar para a criança. desempenhando um papel essencial ao oferecer um ambiente propício para a ampliação de atividades lúdicas para esta etapa do desenvolvimento infantil, proporcionando uma experiência educativa mais completa e integral para estes sujeitos. Este trabalho tem como objetivo apresentar os principais estudos acerca das contribuições da brinquedoteca ao aprendizado das crianças, pois é nas unidades de educação infantil que esta estratégia lúdica deve permear o processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo de maneira significativa sua educação. A metodologia deste trabalho traz o embasamento teórico da pesquisa qualitativa de cunho exploratório, conduzida durante um estágio em uma brinquedoteca, a partir da pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica conforme Fonseca (2002) e Minayo (1998). O referencial teórico deste estudo fundamenta-se nas contribuições de três proeminentes teóricos do desenvolvimento infantil: Lev Vygotsky, Jean Piaget e Henri Wallon; cada um desses estudiosos oferece perspectivas únicas que, quando integradas, proporcionam uma compreensão abrangente do processo de aprendizagem e desenvolvimento na infância. Os principais resultados analisados no presente estudo, evidenciam que a ludicidade é uma experiência plena para uma educação transformadora e que apenas os métodos tradicionais de ensino, na qual as crianças estão acostumadas, não são suficientes para a construção de uma educação de qualidade, que visa promover a aprendizagem da criança. Conclui-se que é didaticamente fundamental o brincar nos processos de ensino e aprendizagem infantil, visando alcançar um melhor aproveitamento nas atividades escolares e interações sociais das crianças, contribuindo de forma integral para o seu desenvolvimento.