Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS PARA A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma ferramenta essencial para a organização da instituição no contexto democrático com a participação de toda comunidade escolar. Sendo este documento a identidade da escola. Objetivou-se investigar como a Educação Ambiental é contemplada nos Projetos Políticos Pedagógicos de duas escolas da rede Municipal de Cachoeiro de Itapemirim – ES, sendo uma escola situada na zona urbana que atende crianças da Creche (parcial/integral) e Pré-Escola; e outra escola na zona rural, que atende Pré-Escola e Ensino Fundamental até o 5º ano. Este trabalho é um recorte de um estudo realizado em novembro de 2023 sobre a Educação Ambiental Crítica na Educação Infantil dessas escolas. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental. A análise documental dos PPP’s ocorreu por meio da supervisão das gestoras e das pedagogas das duas escolas, responsáveis pela documentação. Nos PPP’s das escolas, ambos documentos trazem em seus textos uma construção coletiva, articulada em estudos propostos pela Secretaria Municipal de Educação com estruturas definidas. Foi possível constatar que a escola urbana ainda não conseguiu dar uma estrutura robusta, contínua e coesa à Educação Ambiental, uma vez que suas ações pedagógicas não oportunizam a transformação da realidade dos estudantes. As práticas no viés da Educação Ambiental consistem em atividades pontuais, atreladas a datas comemorativas, além dos temas higiene e saúde. Já a escola rural contempla a temática da Educação Ambiental, tendo um projeto voltado para a sustentabilidade, em parceria com as famílias, a escola participa de programas socioambientais e realiza atividades de jardinagem com plantio de mudas em frente à escola. Foi possível verificar que a consciência ecológica é abordada de forma diferente em cada instituição de ensino, porém a proposta nessa vertente nas duas escolas se encontra desatualizada e/ou em reconstrução, sendo necessário ressignificar os PPP’s.

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