AS CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIDADE E DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112718 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5465 "inscrito_id" => 12023 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIDADE E DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar, discutir e refletir sobre o uso da música de forma lúdica, as formas de aprendizagem facilitando o processo de alfabetização na Educação Infantil. Para o desenvolvimento metodológico proposto assumiu-se a pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento teórico os autores, Lima (2012), mostrando a musicalidade como contribuinte no desenvolvimento integral do ser, incluindo aspectos culturais, sociais e motores, Lopes e Oliveira (2020). A música tem que estar presente nas atividades em que as crianças irão fazer, através de jogos, danças e outras atividades lúdicas e Freinet (2004), potencializa o fazer pedagógico a partir da ludicidade e Freire (1989) explica que “[...] aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto. Atividades lúdicas com o uso da música são importantes porque desenvolvem a coordenação motora, memória, socialização e são fatores que colaboram no processo de aquisição de leitura e escrita, alfabetizar crianças trata-se do ensiná-las a ler e escrever, bem como orientá-las para que saibam interpretar e refletir sobre aquilo que estão escrevendo ou lendo. Portanto, a música se tornou uma ponte entre a linguagem corporal verbal, oral e escrita e assim aliada ao professor no processo de ensino aprendizagem principalmente no período de alfabetização e sobretudo no que dia respeito a alfabetização de crianças na educação infantil, ou seja, nas fases iniciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12023_TB5465_27102024232449.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA CRISTINA DO NASCIMENTO MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andreamonteiro447@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112718 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5465 "inscrito_id" => 12023 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIDADE E DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar, discutir e refletir sobre o uso da música de forma lúdica, as formas de aprendizagem facilitando o processo de alfabetização na Educação Infantil. Para o desenvolvimento metodológico proposto assumiu-se a pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento teórico os autores, Lima (2012), mostrando a musicalidade como contribuinte no desenvolvimento integral do ser, incluindo aspectos culturais, sociais e motores, Lopes e Oliveira (2020). A música tem que estar presente nas atividades em que as crianças irão fazer, através de jogos, danças e outras atividades lúdicas e Freinet (2004), potencializa o fazer pedagógico a partir da ludicidade e Freire (1989) explica que “[...] aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto. Atividades lúdicas com o uso da música são importantes porque desenvolvem a coordenação motora, memória, socialização e são fatores que colaboram no processo de aquisição de leitura e escrita, alfabetizar crianças trata-se do ensiná-las a ler e escrever, bem como orientá-las para que saibam interpretar e refletir sobre aquilo que estão escrevendo ou lendo. Portanto, a música se tornou uma ponte entre a linguagem corporal verbal, oral e escrita e assim aliada ao professor no processo de ensino aprendizagem principalmente no período de alfabetização e sobretudo no que dia respeito a alfabetização de crianças na educação infantil, ou seja, nas fases iniciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12023_TB5465_27102024232449.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA CRISTINA DO NASCIMENTO MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andreamonteiro447@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }