A educação inclusiva é um desafio que faz parte do processo de desenvolvimento que propomos neste trabalho. Logo, a inclusão de discentes com deficiência no ensino de Ciências da Natureza e história não só caracteriza um desafio, mas uma grande oportunidade de enriquecer a prática pedagógica para adaptar as atividades inclusivas. Diante da realidade da matriz curricular das Escolas Cidadãs Integral na Paraíba para o ano letivo de 2024, aplicada apenas aos alunos da 1ª série do ensino médio, o componente curricular do Itinerário Formativo o Aprofundamento I e II, que tem a visão de reforçar as aprendizagens, foi uma excelente oportunidade para integrar práticas de ensino inclusivo nas disciplinas de Biologia, Física e Química (Ciências da Natureza) e História. Por conseguinte, a prática pedagógica a partir de Metodologia inclusiva no ensino de ciências da natureza e história aplicada aos alunos com deficiência na disciplina de Aprofundamento I e II, teve como objetivo adaptar o currículo e buscar estratégias de ensino inclusivo para atender às diversas necessidades, estabelecendo igualdade e oportunidades de aprendizado. A metodologia inclusiva em Aprofundamento I e II garantiu aos alunos com deficiência o acesso equitativo ao aprendizado, assim como promoveu a participação ativa e inclusiva destes alunos. As estratégias de aprendizagem aplicadas foi a partir de material didático adaptado, experimentação prática, ensino colaborativo e flexibilidade dos conteúdos. Estas estratégias envolveu a adaptação de materiais com atividades práticas diferenciadas, além da flexibilização nas avaliações de acordo com as habilidades de cada aluno, desta forma foi criado nas aulas de Aprofundamento I e II um ambiente acessível, colaborativo e respeitoso dando oportunidade a todos.