O presente trabalho evidencia a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, bem como os prejuízos que a prática avaliativa pode acarretar na vida escolar de alguns alunos, se não for utilizada para auxiliar no desenvolvimento dos educandos. Interessa saber: entendendo que a avaliação é um aspecto relevante no processo de ensino-aprendizagem, por que muitas práticas avaliativas continuam limitadas unicamente à quantificação? Assim, o presente estudo objetiva analisar as contribuições e os desafios do ato de avaliar no processo de ensino e aprendizagem. Para tal estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva e qualitativa, embasada nos seguintes autores: Luckesi (1996), (1997), (2005), (2011), Hoffmann (2001), (2004), (2005), (2009), (2013), (2018), Vasconcelos (2000), (2004), dentre outros, que refletem sobre a avaliação da aprendizagem. Com base nas discussões foi possível compreender que: é importante que as avaliações sejam construtivas, justas e alinhadas aos objetivos de aprendizado. Elas devem avaliar não apenas a memorização de fatos, mas também a compreensão conceitual, habilidades de aplicação e pensamento crítico. Ademais, a utilização de uma diversidade de métodos de avaliação pode oferecer uma visão mais abrangente do desempenho dos alunos. Portanto, é essencial considerar que o processo avaliativo deve levar em conta a diversidade de habilidades dos alunos. Além disso, a avaliação, em algumas situações, representa uma oportunidade para que o professor revise e aprimore sua própria prática pedagógica.