No Brasil, muitos aprendizes escolhem o inglês como uma língua estrangeira. No entanto, acabam não utilizando esse idioma em seu repertório linguístico, o que se diferencia das línguas adicionais (LAD). O fator motivação para a aprendizagem de uma segunda língua pode também refletir-se no status dela para seus falantes, caracterizando-a como estrangeira ou adicional. Este estudo busca compreender e analisar o papel da motivação e das estratégias de aprendizagem de jovens e adultos, estudantes de inglês e tenetehar como línguas adicionais. O estudo segue uma abordagem qualitativa. Os participantes são um grupo de adolescentes e jovens estudantes do ensino médio, de uma escola indígena da Aldeia Juçara, em Amarante do Maranhão, e um grupo de jovens adultos, acadêmicos de Letras Inglês da UEMASUL. A construção dos dados de campo se dará durante o desenvolvimento das atividades do projeto de extensão “CONVERSATION CLUB PELOS CAMINHOS DO SERTÃO: intercâmbio linguístico e cultural entre aprendizes de tupi e de inglês como línguas adicionais”, uma interface do projeto de iniciação científica PIBIC/UEMASUL, intitulado ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O Papel da Motivação e das Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Guajajaras, Aprendizes de Inglês, e para Acadêmicos de Letras Inglês, Aprendizes de Tupi/Tenetehar. O projeto de extensão está em desenvolvimento na modalidade híbrida. O estudo fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Aplicada, na Teoria Sociocultural e nos princípios da Andragogia. A análise dos dados busca responder quais estratégias de aprendizagem jovens estudantes utilizam no processo de aquisição de uma LAD? Dentre outros resultados, espera-se que o estudo dê pistas sobre as implicações das estratégias de aprendizagem e do papel da motivação no processo de aquisição de uma LAD e, principalmente, propicie a inclusão de estudantes indígenas na universidade.