O presente trabalho investiga a influência da Maratona de Aprendizagem Multidisciplinar, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, Bahia, na preparação dos discentes para contribuir efetivamente para a construção de um futuro mais sustentável através da formação crítica e proativa. Utilizando a metodologia de estudo de caso, o artigo coleta e analisa informações a partir dos formulários de inscrição das atividades ofertadas, embasando-se teoricamente no conceito de multidisciplinaridade e na importância da extensão acadêmica universitária para o crescimento profissional e pessoal. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAAMB), abordou temas como gestão de resíduos sólidos orgânicos, mudanças climáticas no Nordeste, geoprocessamento e economia, com o objetivo de proporcionar uma abordagem multidisciplinar para a sustentabilidade. Os resultados destacam a participação ativa dos estudantes em minicursos e palestras, que variaram desde práticas de compostagem até o uso de software livre para mapeamento geográfico, evidenciando a ampliação do entendimento e da capacidade dos discentes em adotar e promover práticas sustentáveis. Entende-se que a maratona foi uma estratégia eficiente de extensão acadêmica, contribuindo significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos promovendo a multidisciplinaridade e a troca de saberes, além de estimular reflexões críticas sobre sustentabilidade.