O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é uma abordagem que busca criar ambientes de ensino e aprendizagem propícios para todos os estudantes, que atendam suas necessidades, independentemente de suas habilidades, características ou dificuldades de aprendizagem. O DUA é baseado em três princípios fundamentais: representação; ação e expressão, e engajamento. Esses princípios são interconectados e devem ser considerados em conjunto para que a aprendizagem seja efetiva para todos os estudantes. Para tanto, nosso trabalho tem como objetivo compreender o que emergem em produções científicas sobre essa metodologia de ensino em estudos teóricos. Portanto, realizamos um mapeamento das publicações sobre o DUA, em três repositórios acadêmicos, quais sejam: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; Catálogos de Teses e Dissertações da Capes e no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, compreendido entre os anos de 2000 a 2022. Emergiram dessa pesquisa uma totalidade de 69 publicações, que foram divididas em três eixos temáticos, classificados como: Formação de professores; Elaboração de materiais didáticos e adaptação de metodologias e, Estudos teóricos. Nesta pesquisa, abordaremos o eixo temáticos dos estudos teóricos, que compreendem sete produções. Em suma, estes trabalhos analisaram as contribuições das adaptações curriculares com base no DUA, caracterizando produções científicas com vistas a sistematizar contribuições voltadas à eliminação de barreiras metodológicas nos contextos de aprendizagem. Ademais contemplavam a aplicação desta abordagem na promoção da educação inclusiva em produções científicas brasileiras, e também apresentavam as diretrizes e/ou princípios que norteiam o desenvolvimento dessa metodologia de ensino. Concluímos, então, que as publicações teóricas sobre o DUA têm contribuído para a evolução das práticas educacionais e promovem uma abordagem mais inclusiva e principalmente mais personalizada, que busca garantir aos estudantes ter o acesso a uma educação de qualidade, de equidades e de oportunidades.