O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma oficina didática para tratar sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e os métodos contraceptivos, tocantes a Educação Sexual, com 13 estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino localizada em João Pessoa-PB. A proposta da oficina foi estruturada a partir da metodologia do Arco de Maguerez, desenvolvida inicialmente por Charles Maguerez, mas posteriormente adaptada por outros estudiosos da metodologia. A aplicação do arco, de forma geral, consiste na contextualização de um determinado problema de estudo, a partir do desenvolvimento de cinco etapas bem definidas, com o objetivo de expandir discussões, com base teórica apropriada, de problemas reais da sociedade. A realização da oficina possibilitou uma discussão com os estudantes sobre a construção sociocultural da sexualidade, além de adentrar em questões de corpo, orientação sexual e diversidade, indo além das temáticas propostas inicialmente. Além disso, a dinâmica realizada em sala de aula evidenciou o protagonismo dos estudantes frente as temáticas com contextos próximos a realidade vivenciado pelos estudantes, fato que demonstra a possibilidade de realização de atividades dinâmicas capazes de articular a efetivação de práticas pedagógicas diferenciadas com discussões pertinentes sobre temáticas sociais importantes que dialogam dentro do contexto educacional.