O consumo de literatura desempenha um papel fundamental na formação cultural e identitária de crianças, de forma a contribuir com a construção de suas percepções sobre o mundo e o desenvolvimento da empatia, compreensão e do respeito pela diversidade cultural dos povos indígenas. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo avaliar e compreender, a partir do ponto de vista das crianças, o consumo de literatura de autores/as indígenas, no contexto do Ensino Fundamental das escolas públicas onde estudam. Trata-se de uma pesquisa participante integrando os/as pesquisadores/as e as crianças envolvidas no fenômeno investigado. Participaram da pesquisa 25 crianças alunos/as do Ensino Fundamental de escolas públicas circunvizinhas à Universidade Federal Rural de Pernambuco, sujeitos do projeto de Extensão “Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental”, desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas para Infância e Adolescência – NEPIAD do Departamento de Ciências do Consumo/UFRPE em parceria com a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Cidadania/PROExC e Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de PE/SINDSPREV. Foram desenvolvidas durante o mês de abril, atividades socioeducativas com enfoque na cultura dos povos indígenas. Os resultados mostram que apenas 4% dos sujeitos participantes da ação demonstrou conhecer autores/as indígenas, enquanto a grande maioria desconhecia. Esse resultado reflete a ausência de práticas educativas acerca do consumo de literatura de autores/as indígenas, no contexto do Ensino Fundamental das escolas públicas. Após as atividades desenvolvidas verificou-se o desenvolvimento de uma consciência cultural acerca não apenas dos autores/as indígenas, mas sobre as práticas étnicas-culturais desses povos.