O Transtorno do Espectro Autista – TEA é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento e, por sua vez, compromete as funções neurobiológicas e consequentemente afeta os comportamentos e o desenvolvimento infantil. Com isso, é um grande desafio para educadores da educação infantil intervir na sala regular, em especial, na sala de referência. O presente estudo propôs compreender o desenvolvimento da criança com TEA frente à realidade da sala de referência, assimilando o desenvolvimento infantil, espaço escolar, o transtorno e a educação infantil como um conjunto de perspectivas que atuem frente às vivências, exploração e concepção do que abrange o autismo na pré-escola. Para tanto, o estudo é caracterizado como pesquisa bibliográfica básica, que através do embasamento teórico, busca salientar a exploração e compreensão do conteúdo desta pesquisa. Com base nas pesquisas bibliográficas, a educação infantil vem intencionalmente com objetivo de desenvolver na criança habilidades que a prepare para vivência em sociedade, desde comunicação até outras atividades que a conduzam para sua autonomia. Por fim, podemos citar que a alta demanda do TEA na escola já se torna um alerta para que educadores estejam preparados para as diversas especificidades, neste sentido, ressalta a necessidade de ampliar o conhecimento sobre práticas que favoreçam a efetivação com a finalidade de firmar bons resultados na construção das habilidades no processo educativo da criança com TEA.