EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB O VIÉS PAULOFREIREANO: DIÁLOGOS E CONSTRUÇÕES FORMATIVAS POSSÍVEIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112671 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5395 "inscrito_id" => 5908 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB O VIÉS PAULOFREIREANO: DIÁLOGOS E CONSTRUÇÕES FORMATIVAS POSSÍVEIS" "resumo" => "Os debates mundiais sobre a urgência de prezarmos pela sustentabilidade nos atravessa diariamente. Não é um assunto alheio, mas um tema que precisa estar em pauta em todos os segmentos da sociedade. Discutir e propor estratégias que viabilizem a conscientização e o cuidado com o meio ambiente de forma urgente, é nossa preocupação constante. Neste pensar, o objetivo central deste estudo é discutir sobre as questões ambientais do planeta e sustentabilidade sob o viés paulofreireano, a fim de compreender como a Educação Ambiental pode mitigar os problemas e intervenção humana. Os autores que ancoram esta pesquisa são: Andrade (2017), Bauman (2001), Freire (2011, 2013, 2015), Gadotti (2011), Tristão (2005). A metodologia versa sobre a abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Percebemos que Paulo Freire apresenta nas suas obras discussões pertinentes sobre o cuidado com a natureza, animais, água. Ele tinha um olhar prospectivo de promover a sustentabilidade. Constatamos que a educação tem como compromisso social, ensinar indivíduos e atores sociais a desenvolverem atitudes mais conscientes nas crianças e adolescentes: preservando e conservando, evitando assim o desperdício, mitigando o consumo e o lixo exacerbados. A vida do planeta precisa ser prioridade, portanto a educação ambiental deve ser discutida em todos os componentes curriculares, esse tema transversal é primordial para buscarmos medidas mais efetivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5908_TB5395_27102024212320.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIFRA ANGÉLICA CHAVES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MIFRA" "autor_email" => "mifra@ufersa.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112671 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5395 "inscrito_id" => 5908 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB O VIÉS PAULOFREIREANO: DIÁLOGOS E CONSTRUÇÕES FORMATIVAS POSSÍVEIS" "resumo" => "Os debates mundiais sobre a urgência de prezarmos pela sustentabilidade nos atravessa diariamente. Não é um assunto alheio, mas um tema que precisa estar em pauta em todos os segmentos da sociedade. Discutir e propor estratégias que viabilizem a conscientização e o cuidado com o meio ambiente de forma urgente, é nossa preocupação constante. Neste pensar, o objetivo central deste estudo é discutir sobre as questões ambientais do planeta e sustentabilidade sob o viés paulofreireano, a fim de compreender como a Educação Ambiental pode mitigar os problemas e intervenção humana. Os autores que ancoram esta pesquisa são: Andrade (2017), Bauman (2001), Freire (2011, 2013, 2015), Gadotti (2011), Tristão (2005). A metodologia versa sobre a abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Percebemos que Paulo Freire apresenta nas suas obras discussões pertinentes sobre o cuidado com a natureza, animais, água. Ele tinha um olhar prospectivo de promover a sustentabilidade. Constatamos que a educação tem como compromisso social, ensinar indivíduos e atores sociais a desenvolverem atitudes mais conscientes nas crianças e adolescentes: preservando e conservando, evitando assim o desperdício, mitigando o consumo e o lixo exacerbados. A vida do planeta precisa ser prioridade, portanto a educação ambiental deve ser discutida em todos os componentes curriculares, esse tema transversal é primordial para buscarmos medidas mais efetivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5908_TB5395_27102024212320.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIFRA ANGÉLICA CHAVES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MIFRA" "autor_email" => "mifra@ufersa.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }