Os debates mundiais sobre a urgência de prezarmos pela sustentabilidade nos atravessa diariamente. Não é um assunto alheio, mas um tema que precisa estar em pauta em todos os segmentos da sociedade. Discutir e propor estratégias que viabilizem a conscientização e o cuidado com o meio ambiente de forma urgente, é nossa preocupação constante. Neste pensar, o objetivo central deste estudo é discutir sobre as questões ambientais do planeta e sustentabilidade sob o viés paulofreireano, a fim de compreender como a Educação Ambiental pode mitigar os problemas e intervenção humana. Os autores que ancoram esta pesquisa são: Andrade (2017), Bauman (2001), Freire (2011, 2013, 2015), Gadotti (2011), Tristão (2005). A metodologia versa sobre a abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Percebemos que Paulo Freire apresenta nas suas obras discussões pertinentes sobre o cuidado com a natureza, animais, água. Ele tinha um olhar prospectivo de promover a sustentabilidade. Constatamos que a educação tem como compromisso social, ensinar indivíduos e atores sociais a desenvolverem atitudes mais conscientes nas crianças e adolescentes: preservando e conservando, evitando assim o desperdício, mitigando o consumo e o lixo exacerbados. A vida do planeta precisa ser prioridade, portanto a educação ambiental deve ser discutida em todos os componentes curriculares, esse tema transversal é primordial para buscarmos medidas mais efetivas.