Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO NUMA SEQUÊNCIA DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111762
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4113
    "inscrito_id" => 12718
    "titulo" => "EXPLORANDO O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO NUMA SEQUÊNCIA DE ENSINO"
    "resumo" => "No mundo onde somos constantemente expostos a diversas formas de radiação. Diariamente, recebemos informações sobre medidas de proteção em diversas situações do cotidiano. O uso de protetor solar é um exemplo comum. Exames médicos relacionados a tais exposições tornam-se cada vez mais empregados pelos profissionais da saúde. Portanto, nosso objetivo foi criar uma sequência de ensino que explorasse o espectro eletromagnético, examinando diferentes formas de radiação e as medidas de proteção correspondentes. A abordagem baseou-se nos três momentos pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. O primeiro, permite engajar os alunos ao apresentar questões e situações relevantes relacionadas às radiações e seus potenciais impactos na saúde de modo a despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes. O segundo, permite aos alunos a oportunidade de explorar e compreender os conceitos relacionados às radiações, suas propriedades e os mecanismos de proteção. E o último momento, os alunos devem ser incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais. O total de encontros sugeridos são 16 hora-aulas, distribuídos da seguinte maneira 4, 8 e 4 aulas para o primeiro, segundo e terceiro momentos, respectivamente. Examinaremos as oportunidades que essa abordagem pode proporcionar dentro do ambiente da sala de aula, considerando a prática e a reflexão sobre as radiações e as medidas de proteção, com uso de pesquisa de materiais e debates em grupo nos quais os alunos possam construir seu próprio conhecimento. Eles devem ser estimulados a refletir criticamente e a tomar decisões conscientes em relação ao seu próprio bem-estar e ao bem-estar do outro. Ao final da aplicação da sequência de ensino espera-se que os alunos possam desenvolver uma compreensão abrangente do espectro eletromagnético, desde suas propriedades fundamentais até suas aplicações práticas, promovendo, assim, a curiosidade científica e a conscientização sobre questões relacionadas às radiações eletromagnéticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12718_TB4113_17102024094022.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARMANDO ALVES DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "ARMANDO MENEZES"
    "autor_email" => "aamfisiclaleska@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111762
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4113
    "inscrito_id" => 12718
    "titulo" => "EXPLORANDO O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO NUMA SEQUÊNCIA DE ENSINO"
    "resumo" => "No mundo onde somos constantemente expostos a diversas formas de radiação. Diariamente, recebemos informações sobre medidas de proteção em diversas situações do cotidiano. O uso de protetor solar é um exemplo comum. Exames médicos relacionados a tais exposições tornam-se cada vez mais empregados pelos profissionais da saúde. Portanto, nosso objetivo foi criar uma sequência de ensino que explorasse o espectro eletromagnético, examinando diferentes formas de radiação e as medidas de proteção correspondentes. A abordagem baseou-se nos três momentos pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. O primeiro, permite engajar os alunos ao apresentar questões e situações relevantes relacionadas às radiações e seus potenciais impactos na saúde de modo a despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes. O segundo, permite aos alunos a oportunidade de explorar e compreender os conceitos relacionados às radiações, suas propriedades e os mecanismos de proteção. E o último momento, os alunos devem ser incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais. O total de encontros sugeridos são 16 hora-aulas, distribuídos da seguinte maneira 4, 8 e 4 aulas para o primeiro, segundo e terceiro momentos, respectivamente. Examinaremos as oportunidades que essa abordagem pode proporcionar dentro do ambiente da sala de aula, considerando a prática e a reflexão sobre as radiações e as medidas de proteção, com uso de pesquisa de materiais e debates em grupo nos quais os alunos possam construir seu próprio conhecimento. Eles devem ser estimulados a refletir criticamente e a tomar decisões conscientes em relação ao seu próprio bem-estar e ao bem-estar do outro. Ao final da aplicação da sequência de ensino espera-se que os alunos possam desenvolver uma compreensão abrangente do espectro eletromagnético, desde suas propriedades fundamentais até suas aplicações práticas, promovendo, assim, a curiosidade científica e a conscientização sobre questões relacionadas às radiações eletromagnéticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12718_TB4113_17102024094022.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARMANDO ALVES DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "ARMANDO MENEZES"
    "autor_email" => "aamfisiclaleska@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No mundo onde somos constantemente expostos a diversas formas de radiação. Diariamente, recebemos informações sobre medidas de proteção em diversas situações do cotidiano. O uso de protetor solar é um exemplo comum. Exames médicos relacionados a tais exposições tornam-se cada vez mais empregados pelos profissionais da saúde. Portanto, nosso objetivo foi criar uma sequência de ensino que explorasse o espectro eletromagnético, examinando diferentes formas de radiação e as medidas de proteção correspondentes. A abordagem baseou-se nos três momentos pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. O primeiro, permite engajar os alunos ao apresentar questões e situações relevantes relacionadas às radiações e seus potenciais impactos na saúde de modo a despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes. O segundo, permite aos alunos a oportunidade de explorar e compreender os conceitos relacionados às radiações, suas propriedades e os mecanismos de proteção. E o último momento, os alunos devem ser incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais. O total de encontros sugeridos são 16 hora-aulas, distribuídos da seguinte maneira 4, 8 e 4 aulas para o primeiro, segundo e terceiro momentos, respectivamente. Examinaremos as oportunidades que essa abordagem pode proporcionar dentro do ambiente da sala de aula, considerando a prática e a reflexão sobre as radiações e as medidas de proteção, com uso de pesquisa de materiais e debates em grupo nos quais os alunos possam construir seu próprio conhecimento. Eles devem ser estimulados a refletir criticamente e a tomar decisões conscientes em relação ao seu próprio bem-estar e ao bem-estar do outro. Ao final da aplicação da sequência de ensino espera-se que os alunos possam desenvolver uma compreensão abrangente do espectro eletromagnético, desde suas propriedades fundamentais até suas aplicações práticas, promovendo, assim, a curiosidade científica e a conscientização sobre questões relacionadas às radiações eletromagnéticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.