Nos últimos três anos, a vida em sociedade sofreu alterações extraordinárias em razão da Covid-19, todos os setores foram afetados de ,no trabalho apresentado o enfoque principal é o contexto educacional e como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante e após a pandemia. A alfabetização é um dos pontos essenciais para a formação e consolidação das aprendizagens. Durante a pandemia, este processo de alfabetização aconteceu de forma virtual, sendo assim, exigiu um alinhamento entre família, educadores e escola para a continuidade do processo educacional. O trabalho divulgado analisa os avanços e retrocessos no processo de alfabetização, virtualmente realizado durante o período de pandemia, e no período posterior, já acontecendo de forma presencial. Ao compreender o contexto educacional durante o período pandêmico, notou- se algumas modificações já que durante tal período forçou os educadores a usarem novas práticas pedagógicas alinhadas as ferramentas digitais para a produção de conteúdos e disseminação das informações durante as aulas remotas. A metodologia adotada neste estudo baseia-se na análise de produções científicas e documentos oficiais que evidenciam os possíveis avanços ou retrocessos no processo de alfabetização com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) durante e após o período pandêmico. O material utilizado visa compreender o cenário de produção científica refletido pela realidade dos últimos três anos, e o método empregado foi a construção de um estudo da arte. Os resultados obtidos indicam que o processo de alfabetização foi de certa forma profundamente reestruturado com o uso das TDIC, promovendo a integração de tecnologias que possibilitaram uma abordagem mais dinâmica e interativa para o ensino. Com isso, se fez possível destacar os avanços e desafios enfrentados durante e após a pandemia, e promovendo uma análise crítica do impacto dessas tecnologias no atual contexto educacional.