Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E TDIC: AVANÇOS OU NÃO DURANTE OU PÓS PANDEMIA?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112645
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5357
    "inscrito_id" => 14945
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E TDIC: AVANÇOS OU NÃO DURANTE OU PÓS PANDEMIA?"
    "resumo" => "Nos últimos três anos, a vida em sociedade sofreu alterações extraordinárias em razão da Covid-19, todos os setores foram afetados de ,no trabalho apresentado o enfoque principal é o contexto educacional e como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante e após a pandemia. A alfabetização é um dos pontos essenciais para a formação e consolidação das aprendizagens. Durante a pandemia, este processo de alfabetização aconteceu de forma virtual, sendo assim, exigiu um alinhamento entre família, educadores e escola para a continuidade do processo educacional. O trabalho divulgado analisa os avanços e retrocessos no processo de alfabetização, virtualmente realizado durante o período de pandemia, e no período posterior, já acontecendo de forma presencial. Ao compreender o contexto educacional durante o período pandêmico, notou- se algumas modificações já que durante tal período forçou os educadores a usarem novas práticas pedagógicas alinhadas as ferramentas digitais para a produção de conteúdos e disseminação das informações durante as aulas remotas. A metodologia adotada neste estudo baseia-se na análise de produções científicas e documentos oficiais que evidenciam os possíveis avanços ou retrocessos no processo de alfabetização com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) durante e após o período pandêmico. O material utilizado visa compreender o cenário de produção científica refletido pela realidade dos últimos três anos, e o método empregado foi a construção de um estudo da arte. Os resultados obtidos indicam que o processo de alfabetização foi de certa forma profundamente reestruturado com o uso das TDIC, promovendo a integração de tecnologias que possibilitaram uma abordagem mais dinâmica e interativa para o ensino. Com isso, se fez possível destacar os avanços e desafios enfrentados durante e após a pandemia, e promovendo uma análise crítica do impacto dessas tecnologias no atual contexto educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14945_TB5357_19102024102840.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESMERALDA GRACIANO MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "ESMERALDA"
    "autor_email" => "esmeralda.macedo@ufv.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112645
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5357
    "inscrito_id" => 14945
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E TDIC: AVANÇOS OU NÃO DURANTE OU PÓS PANDEMIA?"
    "resumo" => "Nos últimos três anos, a vida em sociedade sofreu alterações extraordinárias em razão da Covid-19, todos os setores foram afetados de ,no trabalho apresentado o enfoque principal é o contexto educacional e como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante e após a pandemia. A alfabetização é um dos pontos essenciais para a formação e consolidação das aprendizagens. Durante a pandemia, este processo de alfabetização aconteceu de forma virtual, sendo assim, exigiu um alinhamento entre família, educadores e escola para a continuidade do processo educacional. O trabalho divulgado analisa os avanços e retrocessos no processo de alfabetização, virtualmente realizado durante o período de pandemia, e no período posterior, já acontecendo de forma presencial. Ao compreender o contexto educacional durante o período pandêmico, notou- se algumas modificações já que durante tal período forçou os educadores a usarem novas práticas pedagógicas alinhadas as ferramentas digitais para a produção de conteúdos e disseminação das informações durante as aulas remotas. A metodologia adotada neste estudo baseia-se na análise de produções científicas e documentos oficiais que evidenciam os possíveis avanços ou retrocessos no processo de alfabetização com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) durante e após o período pandêmico. O material utilizado visa compreender o cenário de produção científica refletido pela realidade dos últimos três anos, e o método empregado foi a construção de um estudo da arte. Os resultados obtidos indicam que o processo de alfabetização foi de certa forma profundamente reestruturado com o uso das TDIC, promovendo a integração de tecnologias que possibilitaram uma abordagem mais dinâmica e interativa para o ensino. Com isso, se fez possível destacar os avanços e desafios enfrentados durante e após a pandemia, e promovendo uma análise crítica do impacto dessas tecnologias no atual contexto educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14945_TB5357_19102024102840.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESMERALDA GRACIANO MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "ESMERALDA"
    "autor_email" => "esmeralda.macedo@ufv.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Nos últimos três anos, a vida em sociedade sofreu alterações extraordinárias em razão da Covid-19, todos os setores foram afetados de ,no trabalho apresentado o enfoque principal é o contexto educacional e como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante e após a pandemia. A alfabetização é um dos pontos essenciais para a formação e consolidação das aprendizagens. Durante a pandemia, este processo de alfabetização aconteceu de forma virtual, sendo assim, exigiu um alinhamento entre família, educadores e escola para a continuidade do processo educacional. O trabalho divulgado analisa os avanços e retrocessos no processo de alfabetização, virtualmente realizado durante o período de pandemia, e no período posterior, já acontecendo de forma presencial. Ao compreender o contexto educacional durante o período pandêmico, notou- se algumas modificações já que durante tal período forçou os educadores a usarem novas práticas pedagógicas alinhadas as ferramentas digitais para a produção de conteúdos e disseminação das informações durante as aulas remotas. A metodologia adotada neste estudo baseia-se na análise de produções científicas e documentos oficiais que evidenciam os possíveis avanços ou retrocessos no processo de alfabetização com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) durante e após o período pandêmico. O material utilizado visa compreender o cenário de produção científica refletido pela realidade dos últimos três anos, e o método empregado foi a construção de um estudo da arte. Os resultados obtidos indicam que o processo de alfabetização foi de certa forma profundamente reestruturado com o uso das TDIC, promovendo a integração de tecnologias que possibilitaram uma abordagem mais dinâmica e interativa para o ensino. Com isso, se fez possível destacar os avanços e desafios enfrentados durante e após a pandemia, e promovendo uma análise crítica do impacto dessas tecnologias no atual contexto educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.