ALFABETIZAÇÃO E TDIC: AVANÇOS OU NÃO DURANTE OU PÓS PANDEMIA?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112645 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5357 "inscrito_id" => 14945 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E TDIC: AVANÇOS OU NÃO DURANTE OU PÓS PANDEMIA?" "resumo" => "Nos últimos três anos, a vida em sociedade sofreu alterações extraordinárias em razão da Covid-19, todos os setores foram afetados de ,no trabalho apresentado o enfoque principal é o contexto educacional e como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante e após a pandemia. A alfabetização é um dos pontos essenciais para a formação e consolidação das aprendizagens. Durante a pandemia, este processo de alfabetização aconteceu de forma virtual, sendo assim, exigiu um alinhamento entre família, educadores e escola para a continuidade do processo educacional. O trabalho divulgado analisa os avanços e retrocessos no processo de alfabetização, virtualmente realizado durante o período de pandemia, e no período posterior, já acontecendo de forma presencial. Ao compreender o contexto educacional durante o período pandêmico, notou- se algumas modificações já que durante tal período forçou os educadores a usarem novas práticas pedagógicas alinhadas as ferramentas digitais para a produção de conteúdos e disseminação das informações durante as aulas remotas. A metodologia adotada neste estudo baseia-se na análise de produções científicas e documentos oficiais que evidenciam os possíveis avanços ou retrocessos no processo de alfabetização com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) durante e após o período pandêmico. O material utilizado visa compreender o cenário de produção científica refletido pela realidade dos últimos três anos, e o método empregado foi a construção de um estudo da arte. Os resultados obtidos indicam que o processo de alfabetização foi de certa forma profundamente reestruturado com o uso das TDIC, promovendo a integração de tecnologias que possibilitaram uma abordagem mais dinâmica e interativa para o ensino. Com isso, se fez possível destacar os avanços e desafios enfrentados durante e após a pandemia, e promovendo uma análise crítica do impacto dessas tecnologias no atual contexto educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14945_TB5357_19102024102840.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESMERALDA GRACIANO MACEDO" "autor_nome_curto" => "ESMERALDA" "autor_email" => "esmeralda.macedo@ufv.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112645 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5357 "inscrito_id" => 14945 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E TDIC: AVANÇOS OU NÃO DURANTE OU PÓS PANDEMIA?" "resumo" => "Nos últimos três anos, a vida em sociedade sofreu alterações extraordinárias em razão da Covid-19, todos os setores foram afetados de ,no trabalho apresentado o enfoque principal é o contexto educacional e como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante e após a pandemia. A alfabetização é um dos pontos essenciais para a formação e consolidação das aprendizagens. Durante a pandemia, este processo de alfabetização aconteceu de forma virtual, sendo assim, exigiu um alinhamento entre família, educadores e escola para a continuidade do processo educacional. O trabalho divulgado analisa os avanços e retrocessos no processo de alfabetização, virtualmente realizado durante o período de pandemia, e no período posterior, já acontecendo de forma presencial. Ao compreender o contexto educacional durante o período pandêmico, notou- se algumas modificações já que durante tal período forçou os educadores a usarem novas práticas pedagógicas alinhadas as ferramentas digitais para a produção de conteúdos e disseminação das informações durante as aulas remotas. A metodologia adotada neste estudo baseia-se na análise de produções científicas e documentos oficiais que evidenciam os possíveis avanços ou retrocessos no processo de alfabetização com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) durante e após o período pandêmico. O material utilizado visa compreender o cenário de produção científica refletido pela realidade dos últimos três anos, e o método empregado foi a construção de um estudo da arte. Os resultados obtidos indicam que o processo de alfabetização foi de certa forma profundamente reestruturado com o uso das TDIC, promovendo a integração de tecnologias que possibilitaram uma abordagem mais dinâmica e interativa para o ensino. Com isso, se fez possível destacar os avanços e desafios enfrentados durante e após a pandemia, e promovendo uma análise crítica do impacto dessas tecnologias no atual contexto educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14945_TB5357_19102024102840.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESMERALDA GRACIANO MACEDO" "autor_nome_curto" => "ESMERALDA" "autor_email" => "esmeralda.macedo@ufv.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }