Este trabalho apresenta reflexões acerca do jogo, brinquedo e brincadeira no desenvolvimento da aprendizagem das crianças na Educação infantil. Como objetivo desta pesquisa procuramos analisar a contribuição do jogo, brinquedo e brincadeira, no contexto da Educação Infantil tomando como princípio a declaração da professora regente na turma da pré-escola no município de Farias Brito/CE. Acerca do percurso metodológico, este trabalho se caracteriza como qualitativo, eminentemente exploratório, do tipo fenomenológico, caracterizado como sendo estudo de caso e para obtenção dos dados realizamos uma entrevista semiestruturada, que posteriormente foram organizados em categorias e analisados à luz dos principais teóricos sobre a temática, tais como: Brougère (2010), infere que a brincadeira mantém uma relação direta com a cultura. Jean Piaget (1984), argumenta que o brinquedo contribui para enriquecer o aspecto cognitivo da criança de acordo com as etapas do seu desenvolvimento. Levy Vygostky (2007), situa o brincar como uma necessidade infantil onde se dá a imitação do conhecido e a construção de interpretações sobre a realidade. Quanto aos resultados notou-se que, embora a professora seja a responsável para planejar atividades diferenciadas para as crianças que apresentam dificuldade no processo de aprendizagem ela se sente sozinha por não ter um profissional formado em psicopedagogia para lhe orientar acerca de jogo, brinquedos e brincadeiras que pudessem lhe auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Concluímos que o psicopedagogo e o docente podem utilizar do jogo, brinquedo e brincadeira para auxiliar no desenvolvimento das crianças com dificuldade de aprendizagem tornando uma educação lúdica de qualidade.