Dentre as invenções marcantes do século XIX, destaca-se o cinema, criado pelos irmãos franceses Auguste e Louis Jean Lumière em 1895. Mas somente a partir de 1930 que o cinema tem presença marcante nas escolas brasileiras. Baseando-se em trabalhos já consolidados sobre o tema, como Guimarães et al. (2015), Pereira e Barros (2017), Salles, Matos e Frasson (2018), Fernandez, Appolari e Silva (2020) e Cardoso et al. (2021), o objetivo deste artigo é propor uma atividade em sala de aula utilizando como recurso metodológico de apoio o cinema a partir da exibição do filme “Rango” (2011) como auxílio aos professores de geografia. São propostas quatro etapas: Aula teórica prévia; Aplicação do filme; Debate em sala e Fixação do conteúdo. A partir dessa proposição, o cinema enquanto ferramenta de apoio metodológico pode ser utilizado como meio de revisão ou reforço para determinados temas abordados e tratados anteriormente em aulas teóricas; bem como possibilita a interação entre estudantes fazendo-os refletirem sobre os pontos abordados no filme e sua relação com a realidade próxima ou conteúdo estudado.