O presente artigo consiste em um relato de experiência sobre a aplicação de uma sequência didática, referente ao conteúdo de Análise Combinatória, utilizando a metodologia de materiais manipulativos, com alunos do 2° ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Praia da Gaivota (E.E.B. Praia da Gaivota). Visa-se descrever sobre o interesse e a atenção dos alunos, na utilização dos materiais manipulativos aplicados como auxiliadores na construção do conhecimento de análise combinatória, de maneira prática e, em seguida, servir de intermediadores, da generalização dos conceitos abordados. A sequência didática foi aplicada em um total de quatro encontros, sendo 8 aulas de 45 minutos e os conceitos abordados foram categorizados em cinco situações. Ao entregar o material aos alunos, percebeu-se o interesse e a animação da turma. Indagou-se aos alunos se o material utilizado auxiliou para o entendimento do conteúdo. As respostas dos alunos foram positivas e a maioria apontou que a utilização do material (montar as combinações de looks) facilitou a compreensão do conteúdo, pois foi possível visualizar os números de possibilidades na prática, manipulando os materiais. Sendo assim, sugere-se a utilização de uma metodologia com materiais manipulativos, recursos que devem ser aplicados em paralelo e/ou como auxiliares nas aulas expositivas e dialogadas, pois permite despertar a atenção do aluno e um olhar diferente para a matemática.