Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANINDÉ

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Pesquisas nacionais e internacionais constatam que a avaliação é uma das características marcantes do trabalho docente. Esta figura é responsável por fomentar a decisão de aprovar ou reprovar os alunos ao final do ano letivo. Adicionalmente, iniciativas de avaliações de aprendizagem externas, desde o início da década de 1990, vem paulatinamente ganhando destaque nas politicas publicas educacionais, sendo apresentadas como capazes de contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Esse quadro impõe desafios aos docentes, pois, além de serem responsáveis pela avaliação na escola também passaram a ter de lidar com as avaliações externas ao longo dos últimos anos. Por estas razões este trabalho visa mapear a presença de avaliações externas na Rede Municipal de Canindé, no Ceará, explorar suas características e a percepção de profissionais da escola sobre elas. Este estudo se insere na primeira do âmbito de um projeto de extensão da Universidade Estadual Do Ceará (UECE) numa escola publica municipal desta Rede. Para tanto será conduzida uma analise documental para levantamento e caracterização dais avaliações as quais esta rede é submetida e será utilizado como recurso metodológico o estudo de caso a partir da escola em que o projeto é desenvolvido onde serão realizadas entrevistas com profissionais para mapeamento de suas percepções sobre tais iniciativas. Como resultado a pesquisa encontrou quatro avaliações externas: SPAECE, SAEB, SAEC e AVALIE.CE, além das avaliações internas realizadas pela unidade escolar. A pesquisa evidenciou que os entrevistados enxergam uma complementação nos resultados dessas avaliações e que tais dados mobilizam reflexões sobre o que poderia explicar os resultados obtidos.

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