O presente estudo buscou fazer um inventário e uma análise detalhada dos trabalhos que utilizam o uso de metodologias e materiais manipuláveis no ensino de geometria espacial, com foco em dissertações de mestrado. Teoricamente, a pesquisa seguiu a partir de pressupostos que tratam a ideia de mapear e compreender o que dizem as pesquisas através de um estado do conhecimento, a preocupação no ensino de geometria espacial, e os benefícios da utilização de materiais manipuláveis, respectivamente. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica que inclui mapeamento por região e federação, dos programas de pós-graduação envolvidos e dos principais autores e teorias abordadas. Os resultados revelam uma tendência positiva na eficácia dessas abordagens, evidenciando uma compreensão mais aprofundada dos conceitos geométricos pelos alunos. A investigação destaca a relevância dessas metodologias no contexto educacional, ressaltando a necessidade de seu maior reconhecimento e adoção nas práticas pedagógicas. A análise dos dados provenientes do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e também na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq), contribuiu para o entendimento das dinâmicas e desafios enfrentados no ensino de geometria espacial. Além disso, identifica as principais problemáticas abordadas nas dissertações analisadas, o que nos possibilita futuras investigações e intervenções educacionais. Em síntese, este estudo oferece uma visão abrangente sobre o uso de metodologias e materiais manipuláveis no ensino de geometria espacial, destacando sua importância no contexto da formação acadêmica e no aprimoramento das práticas educativas.