As metodologias ativas desperta o interesse de pesquisadores e educadores que buscam estratégias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. As investigações que procuram identificar e compreender seus fundamentos epistemológicos, conceito e aplicação tem aumentado de forma substancial. O objetivo desta pesquisa é identificar as concepções sobre metodologias ativas dos professores da rede pública estadual de Sergipe, participantes de uma formação continuada sobre a utilização de metodologias ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na educação básica. Trata-se de um recorte das ações vinculadas ao projeto “Metodologias Ativas e uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em escolas da rede pública de Sergipe”, conduzido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas da Universidade Federal de Sergipe (GEPIMA/CNPq/UFS). Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado aplicado na etapa diagnóstica do ciclo II - Ensino Híbrido e Sala Invertida para 18 docentes do ensino básico. A análise dos resultados foi realizada de forma descritiva com estatística básica e criação de categorias, utilizando recursos do Excel®. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFS, sob número de parecer 5.361.773. Os achados evidenciaram que os professores possuem diferentes concepções sobre o que seriam as metodologias ativas, sendo seu conceito associado a elementos como: desenvolvimento da autonomia e protagonismo discente, problematização da realidade, incentivo a uma aprendizagem participativa, aluno como construtor do seu conhecimento, docente como mediador das situações de aprendizagem e geração de interação entre os educandos e os objetos de conhecimento. Nesse sentido, podemos observar que os educadores destacaram em suas concepções características que se conectam com os princípios norteadores das metodologias ativas, apesar de não descreverem conceitos mais elaborados. Desta forma, reitera-se a relevância da execução de formações continuadas de caráter teórico-prático na área de metodologias ativas.