A educação ambiental é importante para incentivar a formação cidadã e contribuir para uma formação crítica e reflexiva, o que implica em hábitos e atitudes conscientes na relação homem e meio ambiente. A escola deve trabalhar com intuito de estimular as práticas sustentáveis para conservar e proteger o ambiente em que habitam e conservá-lo para as futuras gerações. Além de ser um espaço de construção de conhecimentos e desenvolvimento de valores, atitudes, participação ativa e transformação do contexto que estão inseridos. Diante disso, o presente trabalho teve o objetivo de verificar o que dizem os professores de Ciências sobre Educação Ambiental e como aplicam em suas aulas. A pesquisa se caracteriza com abordagem qualitativa e constitui-se com base em uma pesquisa de campo, com aplicação de um questionário com professores do ensino médio da rede estadual de ensino de Chapadinha-MA. Os resultados demonstraram a necessidade de dialogar com maior aprofundamento sobre a temática educação ambiental. Os professores relataram que trabalham sobre o assunto, entretanto, quando estão inseridos no livro didático ou em oportunidades como datas em alusão ao meio ambiente. Pontuam ainda que, em algumas atividades foram realizadas aulas práticas em campo para verificar e dialogar sobre o meio ambiente. Diante disso, concluiu-se que os professores percebem a importância da educação ambiental para a sociedade atual e para as futuras gerações, entretanto, precisa-se ter sua inserção na sala de aula de maneira mais contínua para haver mudança de postura diante das questões ambientais no contexto social e escolar.