O presente artigo aborda o desenvolvimento de competências tecnológicas na educação, abrangendo equipamentos, jogos e abordagens por parte da comunidade escolar do Município de Fortaleza. Em um contexto de rápida evolução tecnológica, a integração dessas competências no ambiente escolar torna-se essencial para preparar os alunos para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade, mas também apresenta graves riscos ao aprendizado, a concentração e ao desenvolvimento social e motor das crianças. O estudo analisa diferentes abordagens e práticas pedagógicas que têm se mostrado eficientes na promoção da alfabetização digital e no desenvolvimento de habilidades tecnológicas entre os estudantes, bem como iniciativas desastrosas do ponto de vista de politicas publicas educacionais. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e estudo de casos em escolas públicas do Município de Fortaleza. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, além de observações de atividades em sala de aula e análise de documentos institucionais. A fundamentação teórica do estudo baseia-se em conceitos de Paulo Freire, que enfatiza a importância de uma educação libertadora e crítica, onde o aluno é protagonista do seu aprendizado (Freire, 1996). Além de Freire, são considerados os trabalhos de Seymour Papert, que defende o uso do computador como ferramenta de construção do conhecimento, e Manuel Castells, que aborda a importância da sociedade da informação e o papel das tecnologias digitais na transformação da educação. Os resultados indicam que estratégias como o uso de projetos interdisciplinares, integração com projetos externos, e formação continuada para professores são particularmente eficazes na promoção de competências tecnológicas. No entanto, o estudo também identifica desafios significativos, como a falta de infraestrutura adequada, a resistência à mudança por parte de alguns educadores devido à sobrecarga de trabalho, e as desigualdades de acesso à tecnologia entre os alunos.