Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO E APRENDIZADO DOS BIOMAS BRASILEIROS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111252
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3346
    "inscrito_id" => 1856
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO E APRENDIZADO DOS BIOMAS BRASILEIROS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS."
    "resumo" => "O lúdico é uma estratégia de sucesso amplamente utilizada no ensino aprendizagem. O uso de jogos permite atrair os alunos para o conhecimento científico fugindo do tradicionalismo. Diante disso, os professores de Geografia e Ciências dos 8º anos de uma Escola de Tempo Integral do município de Fortaleza, por meio de uma disciplina eletiva intitulada “Os biomas brasileiros”, propuseram trabalhar os conteúdos dos biomas por meio de jogos. Após a exposição dos conteúdos, eram aplicados jogos para aprofundar e fixar o conhecimento. O primeiro jogo foi o “Biogamas”, um bingo dos biomas brasileiros disponibilizado de forma gratuita no site do “chamex”. Adaptamos o jogo de acordo com a realidade da escola. Organizamos a turma em oito grupos de 5 alunos para marcação de uma cartela e, assim, otimizamos a quantidade de material impresso. Para início do jogo, distribuímos as cartelas e, em seguida, era feito o sorteio das imagens da fauna e flora dos biomas. De acordo com a imagem sorteada, os alunos preenchiam as cartelas. O grupo vencedor foi aquele cuja cartela estava totalmente preenchida. O segundo jogo utilizado foi o jogo da memória. Para aplicação desse jogo, dividimos a turma em dois grupos. A impressão das cartas foi feita do mesmo arquivo disponibilizado no site da Chamex. Cada grupo tinha um aluno representante por rodada e este deveria encontrar 03 pares de cartas iguais. Em seguida, eram escolhidos outros representantes de cada grupo de forma que todos pudessem participar. Como resultado deste trabalho, percebemos que o uso de jogos tornou a aula significativa sem fugir da proposta curricular favorecendo assim a participação e o engajamento da turma. Ao realizar essas práticas, percebemos a atuação e participação de toda turma com destaque para o protagonismo dos alunos mais indisciplinados que usualmente não se interessam em atividades tradicionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1856_TB3346_28102024202322.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRINO DA COSTA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRINO"
    "autor_email" => "xandoce@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111252
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3346
    "inscrito_id" => 1856
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO E APRENDIZADO DOS BIOMAS BRASILEIROS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS."
    "resumo" => "O lúdico é uma estratégia de sucesso amplamente utilizada no ensino aprendizagem. O uso de jogos permite atrair os alunos para o conhecimento científico fugindo do tradicionalismo. Diante disso, os professores de Geografia e Ciências dos 8º anos de uma Escola de Tempo Integral do município de Fortaleza, por meio de uma disciplina eletiva intitulada “Os biomas brasileiros”, propuseram trabalhar os conteúdos dos biomas por meio de jogos. Após a exposição dos conteúdos, eram aplicados jogos para aprofundar e fixar o conhecimento. O primeiro jogo foi o “Biogamas”, um bingo dos biomas brasileiros disponibilizado de forma gratuita no site do “chamex”. Adaptamos o jogo de acordo com a realidade da escola. Organizamos a turma em oito grupos de 5 alunos para marcação de uma cartela e, assim, otimizamos a quantidade de material impresso. Para início do jogo, distribuímos as cartelas e, em seguida, era feito o sorteio das imagens da fauna e flora dos biomas. De acordo com a imagem sorteada, os alunos preenchiam as cartelas. O grupo vencedor foi aquele cuja cartela estava totalmente preenchida. O segundo jogo utilizado foi o jogo da memória. Para aplicação desse jogo, dividimos a turma em dois grupos. A impressão das cartas foi feita do mesmo arquivo disponibilizado no site da Chamex. Cada grupo tinha um aluno representante por rodada e este deveria encontrar 03 pares de cartas iguais. Em seguida, eram escolhidos outros representantes de cada grupo de forma que todos pudessem participar. Como resultado deste trabalho, percebemos que o uso de jogos tornou a aula significativa sem fugir da proposta curricular favorecendo assim a participação e o engajamento da turma. Ao realizar essas práticas, percebemos a atuação e participação de toda turma com destaque para o protagonismo dos alunos mais indisciplinados que usualmente não se interessam em atividades tradicionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1856_TB3346_28102024202322.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRINO DA COSTA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRINO"
    "autor_email" => "xandoce@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O lúdico é uma estratégia de sucesso amplamente utilizada no ensino aprendizagem. O uso de jogos permite atrair os alunos para o conhecimento científico fugindo do tradicionalismo. Diante disso, os professores de Geografia e Ciências dos 8º anos de uma Escola de Tempo Integral do município de Fortaleza, por meio de uma disciplina eletiva intitulada “Os biomas brasileiros”, propuseram trabalhar os conteúdos dos biomas por meio de jogos. Após a exposição dos conteúdos, eram aplicados jogos para aprofundar e fixar o conhecimento. O primeiro jogo foi o “Biogamas”, um bingo dos biomas brasileiros disponibilizado de forma gratuita no site do “chamex”. Adaptamos o jogo de acordo com a realidade da escola. Organizamos a turma em oito grupos de 5 alunos para marcação de uma cartela e, assim, otimizamos a quantidade de material impresso. Para início do jogo, distribuímos as cartelas e, em seguida, era feito o sorteio das imagens da fauna e flora dos biomas. De acordo com a imagem sorteada, os alunos preenchiam as cartelas. O grupo vencedor foi aquele cuja cartela estava totalmente preenchida. O segundo jogo utilizado foi o jogo da memória. Para aplicação desse jogo, dividimos a turma em dois grupos. A impressão das cartas foi feita do mesmo arquivo disponibilizado no site da Chamex. Cada grupo tinha um aluno representante por rodada e este deveria encontrar 03 pares de cartas iguais. Em seguida, eram escolhidos outros representantes de cada grupo de forma que todos pudessem participar. Como resultado deste trabalho, percebemos que o uso de jogos tornou a aula significativa sem fugir da proposta curricular favorecendo assim a participação e o engajamento da turma. Ao realizar essas práticas, percebemos a atuação e participação de toda turma com destaque para o protagonismo dos alunos mais indisciplinados que usualmente não se interessam em atividades tradicionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.