A existência de uma visão negativa dos estudantes sobre a disciplina de química é uma das grandes responsáveis pelo baixo desempenho, logo, pouco interesse dos educandos sobre os conteúdos. É fato que quanto mais se sentem incapazes de compreender algum assunto menos vontade terão de estudar aquele assunto, o que gera dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. A busca por mais eficiência nesse processo se encontra com a necessidade de utilização de metodologias pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes. Uma alternativa que vem sendo cada vez mais aplicada são as chamadas metodologias ativas que buscam romper com a concepção de ensino centrado no professor, conhecidas por transformarem os estudantes em indivíduos participativos e protagonistas de sua aprendizagem. Dessa forma, esse trabalho teve por objetivo aplicar e analisar os contributos de uma sequência didática utilizando a metodologia ativa rotação por estações para o ensino do conteúdo de classificação de cadeias carbônicas. A aplicação da sequência didática foi feita nas turmas do 3º ano do ensino médio do Centro Educa Mais Prof. Aquiles Batista Vieira localizado em Alcântara no Maranhão. Os dados foram obtidos por meio de observações em sala de aula, atividades realizadas nas estações de aprendizagem, além da utilização do aplicativo plickers para avaliação de aprendizagem individualmente antes e depois da aplicação da rotação por estações. Os resultados indicam que a utilização da metodologia ativa de rotação por estações como parte de uma sequência didática contribuiu significativamente para a construção ativa do conhecimento de química. Essa mudança nas práticas curriculares aplicadas no ensino de química orgânica, especialmente na classificação de cadeias carbônicas, promoveu uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa, que aumenta o interesse dos estudantes em participar, os tornando ativos no processo de ensino-aprendizagem e ao se sentir parte do processo, ele se sente capaz de aprender.