Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADAPTAÇÕES CURRICULARES COMO ESTRATÉGIAS PARA A RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112411
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5026
    "inscrito_id" => 14050
    "titulo" => "ADAPTAÇÕES CURRICULARES COMO ESTRATÉGIAS PARA A RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "RESUMO Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades formativas para professores vinculadas ao projeto de recomposição da aprendizagem implementado na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RME-SM). A proposta surgiu a partir da elaboração do plano de ação da mentoria do projeto Educa+ RS, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), com o intuito de melhorar os indicadores de aprendizagem e permanência dos estudantes nas redes municipal e estadual de Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul. Assim, foi pensado um projeto de ação vinculado ao PRAEM (Programa de Atendimento Especializado Municipal), visando oferecer acompanhamento, recomposição e avanço na aprendizagem dos estudantes. A partir disso, entendemos que a integração de habilidades não consolidadas requer inovação pedagógica e uma abordagem de ensino diferenciada. Entretanto, os professores enfrentam diversos obstáculos nesse sentido e algumas estratégias permitem uma integração eficaz entre as habilidades necessárias e as não alcançadas como, por exemplo, a aprendizagem baseada em metodologias ativas. Neste trabalho, apresentamos uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos docentes ao conciliar o ensino de habilidades específicas do ano corrente com habilidades que não foram consolidadas nos anos anteriores. O objetivo deste trabalho é contribuir com os professores da RME-SM no que se refere à adaptação curricular como uma forma para a recomposição da aprendizagem. Para tanto, estão sendo realizados encontros com professores do Ensino Fundamental de uma escola da RME-SM, além da criação de uma turma no Google Sala de Aula, para reflexão e troca de experiências sobre estratégias e práticas pedagógicas, que possam sanar as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14050_TB5026_27102024172837.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAM DIAS VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAM"
    "autor_email" => "miriam.vargas@prof.santamaria.rs.gov.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112411
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5026
    "inscrito_id" => 14050
    "titulo" => "ADAPTAÇÕES CURRICULARES COMO ESTRATÉGIAS PARA A RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "RESUMO Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades formativas para professores vinculadas ao projeto de recomposição da aprendizagem implementado na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RME-SM). A proposta surgiu a partir da elaboração do plano de ação da mentoria do projeto Educa+ RS, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), com o intuito de melhorar os indicadores de aprendizagem e permanência dos estudantes nas redes municipal e estadual de Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul. Assim, foi pensado um projeto de ação vinculado ao PRAEM (Programa de Atendimento Especializado Municipal), visando oferecer acompanhamento, recomposição e avanço na aprendizagem dos estudantes. A partir disso, entendemos que a integração de habilidades não consolidadas requer inovação pedagógica e uma abordagem de ensino diferenciada. Entretanto, os professores enfrentam diversos obstáculos nesse sentido e algumas estratégias permitem uma integração eficaz entre as habilidades necessárias e as não alcançadas como, por exemplo, a aprendizagem baseada em metodologias ativas. Neste trabalho, apresentamos uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos docentes ao conciliar o ensino de habilidades específicas do ano corrente com habilidades que não foram consolidadas nos anos anteriores. O objetivo deste trabalho é contribuir com os professores da RME-SM no que se refere à adaptação curricular como uma forma para a recomposição da aprendizagem. Para tanto, estão sendo realizados encontros com professores do Ensino Fundamental de uma escola da RME-SM, além da criação de uma turma no Google Sala de Aula, para reflexão e troca de experiências sobre estratégias e práticas pedagógicas, que possam sanar as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14050_TB5026_27102024172837.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAM DIAS VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAM"
    "autor_email" => "miriam.vargas@prof.santamaria.rs.gov.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades formativas para professores vinculadas ao projeto de recomposição da aprendizagem implementado na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RME-SM). A proposta surgiu a partir da elaboração do plano de ação da mentoria do projeto Educa+ RS, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), com o intuito de melhorar os indicadores de aprendizagem e permanência dos estudantes nas redes municipal e estadual de Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul. Assim, foi pensado um projeto de ação vinculado ao PRAEM (Programa de Atendimento Especializado Municipal), visando oferecer acompanhamento, recomposição e avanço na aprendizagem dos estudantes. A partir disso, entendemos que a integração de habilidades não consolidadas requer inovação pedagógica e uma abordagem de ensino diferenciada. Entretanto, os professores enfrentam diversos obstáculos nesse sentido e algumas estratégias permitem uma integração eficaz entre as habilidades necessárias e as não alcançadas como, por exemplo, a aprendizagem baseada em metodologias ativas. Neste trabalho, apresentamos uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos docentes ao conciliar o ensino de habilidades específicas do ano corrente com habilidades que não foram consolidadas nos anos anteriores. O objetivo deste trabalho é contribuir com os professores da RME-SM no que se refere à adaptação curricular como uma forma para a recomposição da aprendizagem. Para tanto, estão sendo realizados encontros com professores do Ensino Fundamental de uma escola da RME-SM, além da criação de uma turma no Google Sala de Aula, para reflexão e troca de experiências sobre estratégias e práticas pedagógicas, que possam sanar as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.