RESUMO Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades formativas para professores vinculadas ao projeto de recomposição da aprendizagem implementado na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RME-SM). A proposta surgiu a partir da elaboração do plano de ação da mentoria do projeto Educa+ RS, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), com o intuito de melhorar os indicadores de aprendizagem e permanência dos estudantes nas redes municipal e estadual de Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul. Assim, foi pensado um projeto de ação vinculado ao PRAEM (Programa de Atendimento Especializado Municipal), visando oferecer acompanhamento, recomposição e avanço na aprendizagem dos estudantes. A partir disso, entendemos que a integração de habilidades não consolidadas requer inovação pedagógica e uma abordagem de ensino diferenciada. Entretanto, os professores enfrentam diversos obstáculos nesse sentido e algumas estratégias permitem uma integração eficaz entre as habilidades necessárias e as não alcançadas como, por exemplo, a aprendizagem baseada em metodologias ativas. Neste trabalho, apresentamos uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos docentes ao conciliar o ensino de habilidades específicas do ano corrente com habilidades que não foram consolidadas nos anos anteriores. O objetivo deste trabalho é contribuir com os professores da RME-SM no que se refere à adaptação curricular como uma forma para a recomposição da aprendizagem. Para tanto, estão sendo realizados encontros com professores do Ensino Fundamental de uma escola da RME-SM, além da criação de uma turma no Google Sala de Aula, para reflexão e troca de experiências sobre estratégias e práticas pedagógicas, que possam sanar as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.