INCLUSÃO DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112466 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5107 "inscrito_id" => 7441 "titulo" => "INCLUSÃO DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA" "resumo" => "O presente estudo se insere como resultado preliminar da pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica (PIC) do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), na Unidade Parangaba, em Fortaleza, Ceará. A pesquisa teve como temática as práticas educativas inclusivas nos anos iniciais do ensino fundamental voltadas às crianças neuroatípicas, abordando, nesse sentido, a importância de promover práticas inclusivas para essas crianças durante os primeiros anos do ensino fundamental. A neuroatipicidade abrange condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a dislexia e outros transtornos de aprendizagem. Crianças com essas condições podem enfrentar desafios específicos que afetam sua participação e desempenho na sala de aula, exigindo abordagens educativas diferenciadas. Na primeira fase da pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura com levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações que abordam esses temas. Assim, para compreender a dimensão do debate pretendido, foram realizadas buscas sistemáticas em repositórios como Scielo, para artigos científicos, e a Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD), para teses e dissertações. Este levantamento bibliográfico visou mapear o estado da arte sobre as práticas educativas inclusivas, identificando as principais estratégias e metodologias recomendadas para o atendimento das necessidades de crianças neuroatípicas nos anos iniciais do ensino fundamental. Os estudos analisados indicaram a importância de aprofundar a pesquisa sobre o tema, bem como elaborar estratégias eficazes que possibilitem a inclusão dessas crianças. Superar o viés de mera inserção no ambiente escolar é fundamental, pois a inclusão verdadeira vai além de simplesmente permitir a presença física das crianças neuroatípicas na escola. É essencial garantir que essas crianças tenham oportunidades reais de aprendizado e desenvolvimento, com adaptações pedagógicas que atendam às suas necessidades específicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7441_TB5107_23052024140508.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AIRES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA AIRES" "autor_email" => "maireslima9@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112466 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5107 "inscrito_id" => 7441 "titulo" => "INCLUSÃO DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA" "resumo" => "O presente estudo se insere como resultado preliminar da pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica (PIC) do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), na Unidade Parangaba, em Fortaleza, Ceará. A pesquisa teve como temática as práticas educativas inclusivas nos anos iniciais do ensino fundamental voltadas às crianças neuroatípicas, abordando, nesse sentido, a importância de promover práticas inclusivas para essas crianças durante os primeiros anos do ensino fundamental. A neuroatipicidade abrange condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a dislexia e outros transtornos de aprendizagem. Crianças com essas condições podem enfrentar desafios específicos que afetam sua participação e desempenho na sala de aula, exigindo abordagens educativas diferenciadas. Na primeira fase da pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura com levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações que abordam esses temas. Assim, para compreender a dimensão do debate pretendido, foram realizadas buscas sistemáticas em repositórios como Scielo, para artigos científicos, e a Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD), para teses e dissertações. Este levantamento bibliográfico visou mapear o estado da arte sobre as práticas educativas inclusivas, identificando as principais estratégias e metodologias recomendadas para o atendimento das necessidades de crianças neuroatípicas nos anos iniciais do ensino fundamental. Os estudos analisados indicaram a importância de aprofundar a pesquisa sobre o tema, bem como elaborar estratégias eficazes que possibilitem a inclusão dessas crianças. Superar o viés de mera inserção no ambiente escolar é fundamental, pois a inclusão verdadeira vai além de simplesmente permitir a presença física das crianças neuroatípicas na escola. É essencial garantir que essas crianças tenham oportunidades reais de aprendizado e desenvolvimento, com adaptações pedagógicas que atendam às suas necessidades específicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7441_TB5107_23052024140508.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AIRES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA AIRES" "autor_email" => "maireslima9@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }