DO ORGANISMO À COMUNIDADE: UMA JORNADA INVESTIGATIVA EM ECOLOGIA COM A CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112524 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5188 "inscrito_id" => 6767 "titulo" => "DO ORGANISMO À COMUNIDADE: UMA JORNADA INVESTIGATIVA EM ECOLOGIA COM A CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA." "resumo" => "O presente artigo propõe revisitar a literatura no contexto da Ecologia, explorando os principais conceitos através de uma abordagem investigativa sobre a importância de ensinar ecologia no ensino médio e a criação de uma cartilha educativa com o objetivo de capacitar os estudantes a entender e enfrentar os desafios ambientais globais, promovendo a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, assim como proporcionar aos profissionais da educação um recurso valioso, promovendo a padronização, atualização e colaboração no ensino da ecologia. Como metodologia foi feito uma revisão da literatura que combinou pesquisa-ação com abordagens qualitativas e práticas colaborativas, proporcionando uma investigação aprofundada sobre o ensino de ecologia e a criação de cartilhas educativas. Este método permitiu uma análise rica e contextualizada dos impactos pedagógicos, promovendo um ensino mais eficaz e engajante. Ensinar ecologia permite que os alunos compreendam as complexas interações entre os organismos e seus ambientes, essencial para a conservação dos recursos naturais. Além disso, a ecologia é uma ciência interdisciplinar que integra conhecimentos de Biologia, Química, Física, Geografia e Ciências Sociais. Essa abordagem holística ajuda os alunos a verem as conexões entre diferentes áreas do conhecimento e a aplicarem conceitos teóricos em situações práticas do cotidiano, tornando o aprendizado mais significativo. A criação da cartilha educativa como produto final do estudo de ecologia não só reforça o entendimento dos conceitos ecológicos, mas também serve como um recurso didático valioso para outros professores e escolas. As cartilhas padronizam o ensino, garantindo consistência e qualidade, e podem ser facilmente distribuídas em formatos impresso e digital. Adicionalmente, a cartilha facilita a preparação de aulas e atividades, oferece uma base atualizada de conhecimentos e promove a colaboração entre professores ao compartilhar boas práticas pedagógicas. Também funciona como um instrumento de avaliação formativa, auxiliando na medição do entendimento dos alunos e permitindo ajustes pedagógicos contínuos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6767_TB5188_28102024235703.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SYMONE DE LIMA FIGUEIREDO DE BARROS" "autor_nome_curto" => "SYMONE BARROS" "autor_email" => "symonefbarros@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112524 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5188 "inscrito_id" => 6767 "titulo" => "DO ORGANISMO À COMUNIDADE: UMA JORNADA INVESTIGATIVA EM ECOLOGIA COM A CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA." "resumo" => "O presente artigo propõe revisitar a literatura no contexto da Ecologia, explorando os principais conceitos através de uma abordagem investigativa sobre a importância de ensinar ecologia no ensino médio e a criação de uma cartilha educativa com o objetivo de capacitar os estudantes a entender e enfrentar os desafios ambientais globais, promovendo a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, assim como proporcionar aos profissionais da educação um recurso valioso, promovendo a padronização, atualização e colaboração no ensino da ecologia. Como metodologia foi feito uma revisão da literatura que combinou pesquisa-ação com abordagens qualitativas e práticas colaborativas, proporcionando uma investigação aprofundada sobre o ensino de ecologia e a criação de cartilhas educativas. Este método permitiu uma análise rica e contextualizada dos impactos pedagógicos, promovendo um ensino mais eficaz e engajante. Ensinar ecologia permite que os alunos compreendam as complexas interações entre os organismos e seus ambientes, essencial para a conservação dos recursos naturais. Além disso, a ecologia é uma ciência interdisciplinar que integra conhecimentos de Biologia, Química, Física, Geografia e Ciências Sociais. Essa abordagem holística ajuda os alunos a verem as conexões entre diferentes áreas do conhecimento e a aplicarem conceitos teóricos em situações práticas do cotidiano, tornando o aprendizado mais significativo. A criação da cartilha educativa como produto final do estudo de ecologia não só reforça o entendimento dos conceitos ecológicos, mas também serve como um recurso didático valioso para outros professores e escolas. As cartilhas padronizam o ensino, garantindo consistência e qualidade, e podem ser facilmente distribuídas em formatos impresso e digital. Adicionalmente, a cartilha facilita a preparação de aulas e atividades, oferece uma base atualizada de conhecimentos e promove a colaboração entre professores ao compartilhar boas práticas pedagógicas. Também funciona como um instrumento de avaliação formativa, auxiliando na medição do entendimento dos alunos e permitindo ajustes pedagógicos contínuos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6767_TB5188_28102024235703.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SYMONE DE LIMA FIGUEIREDO DE BARROS" "autor_nome_curto" => "SYMONE BARROS" "autor_email" => "symonefbarros@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }