Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE ESTRATÉGICA PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento, e quando se analisa o espectro existem diferenças individuais. No ambiente escolar, isso pode ser refletido nas necessidades específicas no processo de inclusão em sala de aula. O trabalho desenvolveu um diálogo com estratégias educacionais voltadas para a pluralidade de sujeitos do conhecimento, englobando o planejamento, avaliação, o ambiente e os recursos que auxiliam no desenvolvimento de ações pedagógicas. Para tal, se apresenta o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) através dos seus princípios norteadores, já que não existe um único meio de representação de conteúdos, uma vez que o processo de apreensão não ocorrem da mesma maneira para todos. Compreende-se a discussão da relevância do DUA, com o seguinte questionamento: Quais seriam os objetivos dos princípios norteadores do DUA? Proporcionar vários meios de engajamento, vários meios de apresentação, vários meios de ação e expressão, oferecer opções para manter esforço e à persistência, oferecer opções para uso da linguagem, expressões matemáticas e símbolos, oferecer opções para expressão e a comunicação, oferecer opções para a autorregulação, oferecer opções para a compreensão e oferecer opções para as funções executivas. Com isso o docente da educação infantil através de procedimentos estratégicos e direcionado deverá alcançar a aprendizagem significativa do discente com TEA. Os procedimentos metodológicos se fundamentou de uma pesquisa bibliográfica com base num conjunto de princípios capazes de facilitar as estratégias associadas ao currículo escolar. Os resultados revelam a importância de os docentes da educação infantil, sendo essa a primeira modalidade de ensino, estes professores necessitam obter conhecimento que se aproprie do DUA com a finalidade de eliminar as barreiras que interfiram na aprendizagem do estudante com TEA e desse modo deve contribuir para o fortalecimento da equidade, utilizando-se de intervenções eficientes para a educação inclusiva.

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