A robótica educacional é uma abordagem que visa estimular o aprendizado por meio da construção e programação de robôs. Nesse contexto, um projeto específico foi criado para adolescentes da rede pública, da Microrregião Noroeste do Espírito Santo, com foco em habilidades essenciais de colaboração, comunicação e pensamento crítico. Desenvolvido nos anos de 2022 e 2023, o projeto propunha despertar o interesse de alunos das escolas públicas do interior do Espírito Santo, promovendo inclusão tecnológica e socialização. Foram aplicados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Barra de São Francisco, dois cursos interdependentes focados em metodologias ativas: "Criação de Jogos com Programação em Linguagem de Blocos (Scratch)" e "Robótica Educativa com Conjunto LEGO Spike Prime" Três municípios, através de suas Secretarias de Educação, estabeleceram parcerias, visando garantir o transporte para acesso dos alunos ao campus e alimentação, sobretudo daqueles menos favorecidos financeiramente. Com o financiamento do projeto com recursos próprios e pelo edital SETEC/MEC, totalizando 165 mil reais ao longo de dois anos, 12 turmas de adolescentes puderam ser atendidas, desenvolvendo mais de 1000 projetos de programação e robôs durante as aulas. Em ambos os casos foi evidenciado o uso do raciocínio lógico e do trabalho colaborativo dessas turmas. Os resultados foram significativos, com 356 novas matrículas geradas e uma taxa de conclusão de 80%. Importante destacar que todos os participantes tiveram seu primeiro contato com o ifes, o que criou neles um desejo de entrar para a rede. Destaca-se também que 38,4% dos participantes eram do público feminino. Evidenciou-se que aprender programação vai além da técnica, podendo impactar positivamente a forma de pensar e proporcionando oportunidades de inclusão social e acesso ao conhecimento tecnológico. O projeto não só ensinou a criar jogos e montar robôs, mas também abriu portas para um futuro mais inclusivo e tecnologicamente capacitado.