Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CITOLOGIA POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS: CICLO DE DESINTERESSE: A IMPORTÂNCIA DO PIBID COMO FACILITADOR NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA ATRAIR O INTERESSE DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111467
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3655
    "inscrito_id" => 9874
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CITOLOGIA POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS: CICLO DE DESINTERESSE: A IMPORTÂNCIA DO PIBID COMO FACILITADOR NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA ATRAIR O INTERESSE DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente artigo descreve a realização de uma intervenção a partir de uma sequência didática, proposta no Programa de Iniciação à Docência, que se sucedeu no Colégio Estadual de Jequié - CEJ. A proposta foi desenvolvida em uma escola pública, de grande porte, situada em uma cidade no interior da Bahia, em uma turma do 3º ano do ensino médio, na disciplina Biologia, tendo 23 alunos matriculados e frequentando. Atrelado ao PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foi proposto uma sequência didática com os temas “Introdução à Citologia e Estrutura Celular” na qual utilizou-se o jogo do caminho que consistiu em vários números colados no chão da sala em forma de caminho. A turma foi dividida em 2 grupos, onde o grupo escolheria um de seus componentes para representar/ser o peão do jogo para junto a outros componentes responder perguntas, charadas, afirmações que eram verdadeiras ou falsas e desafios que eram manuais e feitos em dupla. Ganharia quem chegasse primeiro ao final do caminho. A segunda sequência didática foi com o tema “DNA, fotossíntese/respiração vegetal e permeabilidade de parede celular” na qual a turma foi dividida em grupos. Cada grupo recebeu o roteiro de uma prática (DNA, fotossíntese/respiração vegetal e permeabilidade de parede celular), descrevendo o passo a passo que deveriam seguir e também os materiais necessários, assim os alunos seguiram o roteiro, montaram suas práticas e observaram os resultados. Ao final das duas sequências didáticas, observou-se grande êxito no aprendizado dos discentes, já que eles conseguiram tanto durante o jogo quanto durante as práticas responder várias perguntas corretamente além de montar com sucesso os desafios que foram propostos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9874_TB3655_26062024115346.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARINE RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "Clarine Ramos"
    "autor_email" => "clarinesouza15@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111467
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3655
    "inscrito_id" => 9874
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CITOLOGIA POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS: CICLO DE DESINTERESSE: A IMPORTÂNCIA DO PIBID COMO FACILITADOR NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA ATRAIR O INTERESSE DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente artigo descreve a realização de uma intervenção a partir de uma sequência didática, proposta no Programa de Iniciação à Docência, que se sucedeu no Colégio Estadual de Jequié - CEJ. A proposta foi desenvolvida em uma escola pública, de grande porte, situada em uma cidade no interior da Bahia, em uma turma do 3º ano do ensino médio, na disciplina Biologia, tendo 23 alunos matriculados e frequentando. Atrelado ao PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foi proposto uma sequência didática com os temas “Introdução à Citologia e Estrutura Celular” na qual utilizou-se o jogo do caminho que consistiu em vários números colados no chão da sala em forma de caminho. A turma foi dividida em 2 grupos, onde o grupo escolheria um de seus componentes para representar/ser o peão do jogo para junto a outros componentes responder perguntas, charadas, afirmações que eram verdadeiras ou falsas e desafios que eram manuais e feitos em dupla. Ganharia quem chegasse primeiro ao final do caminho. A segunda sequência didática foi com o tema “DNA, fotossíntese/respiração vegetal e permeabilidade de parede celular” na qual a turma foi dividida em grupos. Cada grupo recebeu o roteiro de uma prática (DNA, fotossíntese/respiração vegetal e permeabilidade de parede celular), descrevendo o passo a passo que deveriam seguir e também os materiais necessários, assim os alunos seguiram o roteiro, montaram suas práticas e observaram os resultados. Ao final das duas sequências didáticas, observou-se grande êxito no aprendizado dos discentes, já que eles conseguiram tanto durante o jogo quanto durante as práticas responder várias perguntas corretamente além de montar com sucesso os desafios que foram propostos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9874_TB3655_26062024115346.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARINE RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "Clarine Ramos"
    "autor_email" => "clarinesouza15@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo descreve a realização de uma intervenção a partir de uma sequência didática, proposta no Programa de Iniciação à Docência, que se sucedeu no Colégio Estadual de Jequié - CEJ. A proposta foi desenvolvida em uma escola pública, de grande porte, situada em uma cidade no interior da Bahia, em uma turma do 3º ano do ensino médio, na disciplina Biologia, tendo 23 alunos matriculados e frequentando. Atrelado ao PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foi proposto uma sequência didática com os temas “Introdução à Citologia e Estrutura Celular” na qual utilizou-se o jogo do caminho que consistiu em vários números colados no chão da sala em forma de caminho. A turma foi dividida em 2 grupos, onde o grupo escolheria um de seus componentes para representar/ser o peão do jogo para junto a outros componentes responder perguntas, charadas, afirmações que eram verdadeiras ou falsas e desafios que eram manuais e feitos em dupla. Ganharia quem chegasse primeiro ao final do caminho. A segunda sequência didática foi com o tema “DNA, fotossíntese/respiração vegetal e permeabilidade de parede celular” na qual a turma foi dividida em grupos. Cada grupo recebeu o roteiro de uma prática (DNA, fotossíntese/respiração vegetal e permeabilidade de parede celular), descrevendo o passo a passo que deveriam seguir e também os materiais necessários, assim os alunos seguiram o roteiro, montaram suas práticas e observaram os resultados. Ao final das duas sequências didáticas, observou-se grande êxito no aprendizado dos discentes, já que eles conseguiram tanto durante o jogo quanto durante as práticas responder várias perguntas corretamente além de montar com sucesso os desafios que foram propostos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.