O presente artigo descreve a realização de uma intervenção a partir de uma sequência didática, proposta no Programa de Iniciação à Docência, que se sucedeu no Colégio Estadual de Jequié - CEJ. A proposta foi desenvolvida em uma escola pública, de grande porte, situada em uma cidade no interior da Bahia, em uma turma do 3º ano do ensino médio, na disciplina Biologia, tendo 23 alunos matriculados e frequentando. Atrelado ao PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foi proposto uma sequência didática com os temas “Introdução à Citologia e Estrutura Celular” na qual utilizou-se o jogo do caminho que consistiu em vários números colados no chão da sala em forma de caminho. A turma foi dividida em 2 grupos, onde o grupo escolheria um de seus componentes para representar/ser o peão do jogo para junto a outros componentes responder perguntas, charadas, afirmações que eram verdadeiras ou falsas e desafios que eram manuais e feitos em dupla. Ganharia quem chegasse primeiro ao final do caminho. A segunda sequência didática foi com o tema “DNA, fotossíntese/respiração vegetal e permeabilidade de parede celular” na qual a turma foi dividida em grupos. Cada grupo recebeu o roteiro de uma prática (DNA, fotossíntese/respiração vegetal e permeabilidade de parede celular), descrevendo o passo a passo que deveriam seguir e também os materiais necessários, assim os alunos seguiram o roteiro, montaram suas práticas e observaram os resultados. Ao final das duas sequências didáticas, observou-se grande êxito no aprendizado dos discentes, já que eles conseguiram tanto durante o jogo quanto durante as práticas responder várias perguntas corretamente além de montar com sucesso os desafios que foram propostos.