A QUÍMICA COMO FERRAMENTA PARA A CIDADANIA ATIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109536 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 931 "inscrito_id" => 7260 "titulo" => "A QUÍMICA COMO FERRAMENTA PARA A CIDADANIA ATIVA" "resumo" => "O presente estudo explora a promoção de um ensino de química significativo de forma a adaptar-se à realidade do dia a dia do alunado, utilizando da ética e cidadania para a preparação e inserção dos alunos na sociedade contemporânea. Visa investigar a importância da educação no ensino de química como um catalisador essencial para a formação de cidadãos críticos, éticos e participativos, compreender as interações entre ciência, tecnologia e sociedade no contexto educacional brasileiro e analisar como a compreensão dessas interações contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas e para a consciência dos aspectos éticos e sociais envolvidos. O estudo foi realizado por meio de revisão de literatura e busca on-line com levantamento bibliográfico de reproduções científicas no período de 2018 a 2023, disponíveis em artigos na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google acadêmico. No tocante aos resultados, foi possível inferir a importância da educação no ensino de química para a cidadania como um pilar essencial na construção de sociedades informadas, críticas e participativas. Nesse viés, o ensino de química transcende a mera transmissão de conhecimentos técnicos, pois, se contextualizado, capacita os indivíduos a compreenderem e questionarem ativamente o mundo ao seu redor de forma crítica, de modo a torná-los agentes de mudanças, visto que, a Química é uma ferramenta essencial para a cidadania ativa, contribuindo para a saúde, a sustentabilidade e a segurança alimentar. Através da aplicação da química, é possível promover o bem-estar da sociedade e garantir um futuro melhor para as gerações futuras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7260_TB931_20102024115653.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAINANDO BRITO MORAIS" "autor_nome_curto" => "JAINANDO MORAIS" "autor_email" => "jainandomorais.20200008777@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109536 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 931 "inscrito_id" => 7260 "titulo" => "A QUÍMICA COMO FERRAMENTA PARA A CIDADANIA ATIVA" "resumo" => "O presente estudo explora a promoção de um ensino de química significativo de forma a adaptar-se à realidade do dia a dia do alunado, utilizando da ética e cidadania para a preparação e inserção dos alunos na sociedade contemporânea. Visa investigar a importância da educação no ensino de química como um catalisador essencial para a formação de cidadãos críticos, éticos e participativos, compreender as interações entre ciência, tecnologia e sociedade no contexto educacional brasileiro e analisar como a compreensão dessas interações contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas e para a consciência dos aspectos éticos e sociais envolvidos. O estudo foi realizado por meio de revisão de literatura e busca on-line com levantamento bibliográfico de reproduções científicas no período de 2018 a 2023, disponíveis em artigos na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google acadêmico. No tocante aos resultados, foi possível inferir a importância da educação no ensino de química para a cidadania como um pilar essencial na construção de sociedades informadas, críticas e participativas. Nesse viés, o ensino de química transcende a mera transmissão de conhecimentos técnicos, pois, se contextualizado, capacita os indivíduos a compreenderem e questionarem ativamente o mundo ao seu redor de forma crítica, de modo a torná-los agentes de mudanças, visto que, a Química é uma ferramenta essencial para a cidadania ativa, contribuindo para a saúde, a sustentabilidade e a segurança alimentar. Através da aplicação da química, é possível promover o bem-estar da sociedade e garantir um futuro melhor para as gerações futuras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7260_TB931_20102024115653.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAINANDO BRITO MORAIS" "autor_nome_curto" => "JAINANDO MORAIS" "autor_email" => "jainandomorais.20200008777@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }