Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO XUKURU: PROTAGONISMO DAS INDÍGENAS EDUCADORAS NA RETOMADA DO TERRITÓRIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O território indígena Xukuru do Ororubá, localizado em Pesqueira - PE, apresenta a educação escolar com organização curricular pautada na formação de guerreiras(os) capazes de preservação dos saberes ancestrais, no conhecimento dos espaços sagrados, no fortalecimento da identidade étnica e valorização do processo de retomada do território originário. A educação específica, intercultural, pautada na circularidade dos saberes, composta por docentes indígenas nas escolas do território e com organização de gestão coletiva a exemplo do Conselho de Professores Indígenas Xukurus do Ororubá (COPIXO), exerceu papel fundamental no processo histórico de fortalecimento da identidade indígena e gestão territorial. Esse projeto de educação, foi conduzido inicialmente pelas professoras indígenas, sendo necessário visibilizar o papel dessas mulheres e suas estratégias no processo histórico de construção da educação escolar e comunitária do povo Xukuru. Dessa forma, coloco-me como sujeito desta pesquisa por ocupar o lugar de indígena Xukuru e gestora escolar, além de partícipe do Coletivo de Mulheres Xukuru do Ororubá. Para tanto, o presente estudo tem o objetivo geral de investigar o papel das professoras Xukurus na elaboração de estratégias organizativas, curriculares, didáticas e políticas para viabilizar e construir a educação específica indígena no território. Entre os objetivos específicos, buscamos verificar quais saberes eram indicadores para tornar-se professora na década de 1990 no território e identificar a importância da prática pedagógica como elemento que contribuiu para o fortalecimento da identidade indígena Xukuru no processo de retomada do território. Em relação a metodologia que será utilizada, vale destacar que será de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta dos dados se dará por meio da História Oral como método, com a realização de entrevistas com professoras e lideranças mulheres para a partir de suas memórias construir o histórico da educação xukuru pela sensibilidade analítica interseccional entre as categorias sociais de gênero, etnia e território.

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