EDUCAÇÃO XUKURU: PROTAGONISMO DAS INDÍGENAS EDUCADORAS NA RETOMADA DO TERRITÓRIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112499 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5156 "inscrito_id" => 14102 "titulo" => "EDUCAÇÃO XUKURU: PROTAGONISMO DAS INDÍGENAS EDUCADORAS NA RETOMADA DO TERRITÓRIO" "resumo" => "O território indígena Xukuru do Ororubá, localizado em Pesqueira - PE, apresenta a educação escolar com organização curricular pautada na formação de guerreiras(os) capazes de preservação dos saberes ancestrais, no conhecimento dos espaços sagrados, no fortalecimento da identidade étnica e valorização do processo de retomada do território originário. A educação específica, intercultural, pautada na circularidade dos saberes, composta por docentes indígenas nas escolas do território e com organização de gestão coletiva a exemplo do Conselho de Professores Indígenas Xukurus do Ororubá (COPIXO), exerceu papel fundamental no processo histórico de fortalecimento da identidade indígena e gestão territorial. Esse projeto de educação, foi conduzido inicialmente pelas professoras indígenas, sendo necessário visibilizar o papel dessas mulheres e suas estratégias no processo histórico de construção da educação escolar e comunitária do povo Xukuru. Dessa forma, coloco-me como sujeito desta pesquisa por ocupar o lugar de indígena Xukuru e gestora escolar, além de partícipe do Coletivo de Mulheres Xukuru do Ororubá. Para tanto, o presente estudo tem o objetivo geral de investigar o papel das professoras Xukurus na elaboração de estratégias organizativas, curriculares, didáticas e políticas para viabilizar e construir a educação específica indígena no território. Entre os objetivos específicos, buscamos verificar quais saberes eram indicadores para tornar-se professora na década de 1990 no território e identificar a importância da prática pedagógica como elemento que contribuiu para o fortalecimento da identidade indígena Xukuru no processo de retomada do território. Em relação a metodologia que será utilizada, vale destacar que será de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta dos dados se dará por meio da História Oral como método, com a realização de entrevistas com professoras e lideranças mulheres para a partir de suas memórias construir o histórico da educação xukuru pela sensibilidade analítica interseccional entre as categorias sociais de gênero, etnia e território." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14102_TB5156_27102024194332.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SILVANEIDE FAUSTINO NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "Silvinha Xukuru" "autor_email" => "silvinhaxukuru@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112499 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5156 "inscrito_id" => 14102 "titulo" => "EDUCAÇÃO XUKURU: PROTAGONISMO DAS INDÍGENAS EDUCADORAS NA RETOMADA DO TERRITÓRIO" "resumo" => "O território indígena Xukuru do Ororubá, localizado em Pesqueira - PE, apresenta a educação escolar com organização curricular pautada na formação de guerreiras(os) capazes de preservação dos saberes ancestrais, no conhecimento dos espaços sagrados, no fortalecimento da identidade étnica e valorização do processo de retomada do território originário. A educação específica, intercultural, pautada na circularidade dos saberes, composta por docentes indígenas nas escolas do território e com organização de gestão coletiva a exemplo do Conselho de Professores Indígenas Xukurus do Ororubá (COPIXO), exerceu papel fundamental no processo histórico de fortalecimento da identidade indígena e gestão territorial. Esse projeto de educação, foi conduzido inicialmente pelas professoras indígenas, sendo necessário visibilizar o papel dessas mulheres e suas estratégias no processo histórico de construção da educação escolar e comunitária do povo Xukuru. Dessa forma, coloco-me como sujeito desta pesquisa por ocupar o lugar de indígena Xukuru e gestora escolar, além de partícipe do Coletivo de Mulheres Xukuru do Ororubá. Para tanto, o presente estudo tem o objetivo geral de investigar o papel das professoras Xukurus na elaboração de estratégias organizativas, curriculares, didáticas e políticas para viabilizar e construir a educação específica indígena no território. Entre os objetivos específicos, buscamos verificar quais saberes eram indicadores para tornar-se professora na década de 1990 no território e identificar a importância da prática pedagógica como elemento que contribuiu para o fortalecimento da identidade indígena Xukuru no processo de retomada do território. Em relação a metodologia que será utilizada, vale destacar que será de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta dos dados se dará por meio da História Oral como método, com a realização de entrevistas com professoras e lideranças mulheres para a partir de suas memórias construir o histórico da educação xukuru pela sensibilidade analítica interseccional entre as categorias sociais de gênero, etnia e território." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14102_TB5156_27102024194332.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SILVANEIDE FAUSTINO NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "Silvinha Xukuru" "autor_email" => "silvinhaxukuru@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }