O termo deficiência física, refere-se à alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. Objetivo: identificar como os professores de Educação Física trabalham a inclusão dos escolares nas suas aulas práticas de Educação Física na escola regular em Caucaia-Ceará. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em 16 escolas na Sede-Caucaia, 10 na Rota-Garrote e 17 na Rota-Praia, envolvendo 40 professores de Educação Física da rede pública. Os participantes responderam a um questionário adaptado de Kozub e Porretta (1998), com foco em seis aspectos: preparo para lidar com alunos com deficiência, intenção de se qualificar nessa área, capacidade de motivar esses alunos, critérios de avaliação, percepção sobre a preparação da escola para receber alunos com deficiência e interesse em cursos de capacitação. Os resultados mostraram que 22% dos professores se consideravam preparados para lidar com alunos com deficiência física, enquanto 55% tinham alguma insegurança. No entanto, 38% concordaram totalmente e 45% concordaram quase totalmente que gostariam de trabalhar com esses alunos. Quanto à avaliação, 38% concordaram totalmente e 42% concordaram quase totalmente em utilizar os mesmos critérios para alunos com e sem deficiência física. Cerca de 30% dos professores se sentiam capazes de motivar alunos com deficiência, enquanto 45% concordavam quase totalmente. A maioria (76%) pretendia fazer cursos de capacitação, embora 29% considerassem que suas escolas não estavam preparadas para receber alunos com deficiência, com 39% discordando quase totalmente dessa afirmação. Através desse estudo foi possível concluir que a inclusão de escolares nas aulas práticas de educação física ainda é um desafio para os professores especificamente pela insegurança gerada pela precária formação profissional e falta de estrutura e apoio..